Quem não entregou o IR 2021 pode ter CPF bloqueado por pendência de regularização

Crédito: Divulgação/Receita Federal

O contribuinte que estava obrigado a declarar o Imposto de Renda 2021 e por algum motivo perdeu o prazo da entrega da declaração, encerrado na última segunda-feira, 31, ainda precisa prestar contas ao Leão para que não tenha problemas com o CPF.

De acordo com especialistas, o CPF de quem não faz a entrega da declaração pode mudar o status, a qualquer momento, para “pendente de regularização”, ocasionando inúmeros transtornos para o contribuinte. Mas, isso só é válido para quem estava obrigado a declarar.

Ainda de acordo com especialistas, para regularizar essa pendência, é necessário enviar a declaração o mais rápido possível. O fato do contribuinte estar obrigado e não prestar contas no tempo hábil, vai acarretar ainda em uma multa por atraso na entrega de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido.

O que acontece se o CPF estiver irregular?

Caso o contribuinte esteja com o CPF irregular, ele perde o direito a acesso ao crédito, ou seja, fica impedido de fazer empréstimo, financiamento, comprar casa, carro. Também impede que o mesmo tire passaporte, obtenha certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até mesmo prestar concurso público.

Além disso, o mesmo fica com problemas para realizar movimentação bancária.

Como regularizar o CPF?


Para regularizar o CPF, os especialistas alertam que é necessário fazer a declaração que está pendente, baixando o programa correto e fazendo a declaração de cada ano.

 

Com informações do R7

Compartilhar essa matéria

Veja também

fechar
%d blogueiros gostam disto: