Faltando menos de duas semanas para começar o mês de março, período em que historicamente é aberto o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal ainda não divulgou a data para início do ciclo deste ano em virtude da pandemia de covid-19. No ano passado o prazo de entrega foi estendido por 60 dias.
Contudo, os contribuintes já podem se preparar para dar entrada na declaração. Aqueles que tiveram rendimento abaixo do valor estabelecido pelo Governo Federal são isentos da declaração anual do IRPF. Em 2020, estavam isentos as pessoas que tiveram rendimento abaixo de R$ 28.559,70 no ano de 2019. Para este ano os valores ainda não foram anunciados.
O contador André Charone orienta aos contribuintes que o primeiro passo a ser dado para preencher a declaração do IRPF com sucesso é separar com antecedência todos os documentos necessários. Charone relembra, ainda, que desde o ano passado é obrigatório a apresentação do CPF do dependente, independente da idade.
“Basicamente, essa pessoa vai precisar apresentar toda documentação pessoal como RG, CPF e Título de Eleitor. É importante juntar os comprovantes de rendimento dos locais que trabalhou, a documentação referente aos bens, imóveis e veículos, comprovante financeiro do banco, despesas com saúde, educação e outros gastos relacionados a dependentes. Juntar essa documentação e já deixar tudo separado vai permitir que o contribuinte faça sua declaração sem dor de cabeça”, pontua.
De acordo com Charone, fazer a declaração com antecedência dá ao contribuinte uma margem de segurança para apresentar todas as informações dentro do prazo e diminui os riscos de cair na malha fina. “O legal de fazer a declaração logo no início é que se a pessoa tiver restituição a receber, esse repasse é feito mais cedo uma vez que a distribuição é feita por lotes de acordo as prioridades por lei e por ordem de envio, então se você envia antes a probabilidade é que você também receba antes a restituição. Outro fator importante é que, caso o contribuinte declare alguma informação errada ou a declaração apresente algum problema, ele terá um tempo maior para resolver”, acrescenta.
Fonte: O Liberal