sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Recuperação de veículos furtados ou roubados cresce 233% em janeiro, aponta PRF

Casos de receptação continuam sendo registrados pela PRF e receptadores responsabilizados. Média de recuperação de veículos em situação irregular, em 2021, chega a quase dois por dia.
Uma das motos encontradas sem placa, em Novo Repartimento, com registro de furto ou roubo (Foto: Nucom PRF)

Somente nos 28 primeiros dias de 2021, foram recuperados 50 veículos com registro de furto ou roubo pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Pará. Em relação ao mesmo período de 2020, esse tipo de ocorrência teve aumento de 233%. A corporação alerta que nenhuma compra de veículos deve ser feita de maneira informal, sem documentação repassada. E nem se deve adquirir veículos com valores abaixo do preço de mercado.

Em balanço parcial da PRF, até esta quarta-feira (3), já são quase 70 veículos furtados ou roubados recuperados pela PRF no Pará. Veículos que circulam, nas mãos de receptadores — receptação de produto furtado ou roubado é crime — e quase sempre com outras fraudes veiculares atreladas, como adulteração de sinais identificadores. A média deste ano é de quase dois veículos recuperados por dia.

De domingo (31) até esta quarta (3), só em Novo Repartimento, da mesorregião sudeste do Pará, foram cinco veículos com registro de furto ou roubo recuperados na rodovia BR-422. Isso apenas em fiscalizações de rotina. Dois desses cinco casos ainda estão sendo processados e ainda não foram oficialmente divulgados pelo Núcleo de Comunicação da PRF no Pará.

Dois casos nesta quarta-feira

Nesta quarta foram dois casos. O primeiro foi envolvendo uma motocicleta Honda Bros estacionada, sem placa de identificação, em frente a uma residência. Os policiais fizeram a  identificação veicular e constataram o registro da ocorrência de furto ou roubo da cidade de Imperatriz (MA). O proprietário informou ter comprado o veículo há mais de um por R$ 1,5 mil, sem saber da origem ilícita.

Mais tarde, a equipe de PRFs avistou outra motocicleta Honda Bros estacionada, sem placa de identificação. Os mesmos procedimentos de identificação foram feitos e foi encontrado registro de furto ou roubo em Eldorado do Carajás, no sudeste do Pará. O proprietário informou ter adquirido o veículo por meio de uma troca e que o antigo proprietário tinha afirmado ter comprado a motocicleta em um leilão.

Moto flagrada no domingo tinha motor adulterado e fruto de outro crime, diferente da moto. (Foto: Nucom PRF)

No domingo, mais um caso, envolvendo a moto e o motor

No domingo (31), foi uma motocicleta flagrada sem placa, numa fiscalização de rotina da PRF, no km 5 da BR-422. Era uma Honda Fan 125. Questionado pela equipe a respeito do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o condutor informou que a motocicleta não estava registrada e que possuía somente a nota fiscal.

Os policiais fizeram a inspeção veicular detalhada nos sinais identificadores. Foi constatado o registro de furto ou roubo no dia 15 de março de 2015, em Marabá. O motor da moto tinha registro de furto no dia 14 de fevereiro de 2018, em Novo Repartimento. O condutor informou ter comprado há cinco meses pelo valor R$ 2 mil e que não tinha ciência do registro de furto ou roubo.


Todos os proprietários foram encaminhados à Polícia Civil e autuados pelo crime de receptação. As motos roubadas ou furtadas terão os legítimos proprietários rastreados para fazer a devolução. Devido às múltiplas ocorrências, a PC já tem material para tentar montar uma operação de combate a esses crimes.

(Victor Furtado, da Redação Fato Regional, com informações da PRF)