O Dia Internacional do Voluntário, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, é comemorado em todo mundo em 5 de dezembro. Este ano, a Rede Voluntária Vale está com uma agenda de ações ao longo do mês, dentro do “Dezembro Voluntário”.
No Pará, os comitês de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Ourilândia do Norte estão recebendo doações de alimentos e outros itens. As informações sobre as ações estão disponíveis no link https://redevoluntariavale.
Em Parauapebas, o comitê realizará um aulão de inglês no Parque Zoobotânico Vale (PZV) no próximo sábado, dia 11/12, para alunos do projeto Vale Aprender Inglês (VAI), do bairro dos Minérios. Os voluntários desse município também estão organizando um plantio de mudas em áreas de nascentes e de reflorestamento. A ação conta com a parceira do ICMBio e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas (Semas); além de torneiro de xadrez, em parceria com o Instituto Bom Samaritano, e coleta de ração em apoio ao trabalho desenvolvido pela ong Anjos de Patas.
Já o Comitê Belém realizará, no dia 22/12, a ação voluntária “Um olhar de amor”, com a entrega de brinquedos para 200 crianças das comunidades de Benevides assistidas pelo Instituto Casa Baiana. A instituição atua na promoção do desenvolvimento sócio-cultural-econômico da comunidade Afro-Brasileira. Os voluntários de Marabá participaram de ação de doação de sangue realizada na última semana e seguem, até o Natal, com a campanha “Adote uma cartinha”, com arrecadação de brinquedos para as crianças atendidas pela Pastoral da Criança do município.
A Rede Voluntária Vale tem ações previstas também nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que se somam às entregas dos 770 mil pratos de comida da iniciativa “Rede Voluntária Vale e Natal Sem Fome” deste ano, que também acontecem ao longo deste mês de dezembro.
Sobre a Rede Voluntária Vale
O programa de voluntariado corporativo da Vale foi criado em 2004, com o propósito de unir pessoas com desejo de promover melhorias na sociedade, por meio da atuação voluntária. Está organizado em Comitês Regionais em 7 estados, que mobilizam ações de empregados da Vale, de seus familiares e de quaisquer pessoas dispostas a fazer a diferença na vida de outra pessoa. Em 2020, diante da urgência da pandemia do coronavírus, o programa se ampliou e foi criada uma plataforma digital para garantir maior abrangência de atuação e agilidade na mobilização de ações. Para conhecer e apoiar ações voluntárias, participar de formações, acesse www.redevoluntariavale.com.br.
Com informações da Vale