No Hemopa, a assistente Social Eliana Áurea Barros Rodrigues, disse à Reportagem que “precisa com certa urgência” de sangue “O” Negativo, por esse apela aos doares e também aos que ainda não são doadores, que comparam ao Hemopa, localizado na Avenida Santa Tereza, no Centro da cidade, façam a doação.
“Nossa campanha é voltada para todos os tipos de sangue, mas no momento, todas as pessoas que possuem o tipo de sangue “O” Negativo, por favor, venham ao Hemopa porque estamos precisando deste tipo de sangue”, disse Eliana, reforçando o apelo.
O Núcleo de Hemoterapia de Redenção abastece os 15 municípios da região Araguaia, além dos Hospitais Regionais de Redenção e de Conceição do Araguaia. “É muito importante à doação de sangue. Vale lembrar que o doador está fazendo o bem, está ajudando a salvar vidas, pois existem pessoas que estão precisando de sangue neste momento e nós não estamos podendo atender”.
Para ser um doador é preciso ter idade mínima de 16 anos. Dos 16 aos 17 é preciso está acompanhado dos pais ou responsáveis para que assinem um termo de compromisso
A partir dos 18 anos, o doador poderá comparecer com um documento de identificação, passará por uma triagem e, em seguida, estará apto a doa. O doador deve se alimentar antes de doação e deve estar bem de saúde.