sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Reforma de ala do Hospital Geral de Parauapebas reforçará atendimento de casos da Covid-19

Requalificação da ala, que ampliará a capacidade de atendimento do hospital, integra pacote de ajuda humanitária da Vale para combate à pandemia no país
Reforma de uma ala inteira do HGP vai resultar em 28 novos leitos críticos (Foto: Divulgação / Vale)

O Hospital Geral de Parauapebas (HGP) vai ter 28 novos leitos críticos, para atendimento a pacientes com covid-19. Trata-se de um leito mais avançado do que o de enfermaria comum e não chega a ser uma UTI. Porém, consegue dar suporte a pessoas em condições graves e que precisem de atendimento mais avançado. O investimento de R$ 2,5 milhões é da Vale, que assumiu a obra de requalificação de uma das alas do hospital. São aproximadamente 540 m² de área e o serviço deve ser concluído na primeira quinzena de abril.

A reforma contempla a construção de sete enfermarias, todas com ambientes climatizados, salas de apoio e banheiros internos completos, além de posto de enfermagem, farmácia e salas de prescrição, preparação de nutricional, paramentação e desparamentação. Um reforço necessário em um momento em que Parauapebas anunciou o colapso da saúde do município. Clique aqui e saiba mais sobre isso, no Fato Regional.

O gerente de Relações Institucionais da Vale no Pará, Luiz Veloso, observa que a empresa tem buscado contribuir de forma ativa no reforço das ações de saúde pública no combate à covid-19. “Para isso, mantemos um diálogo com os municípios onde atuamos, para entender as principais necessidades e como podemos apoiá-los. A ampliação da capacidade de atendimento do hospital beneficia não apenas Parauapebas, como também a população da região”, pontua.

 

Hospital Geral de Parauapebas. (Foto: Ascom / Prefeitura de Parauapebas)

 

Ações humanitárias e de enfrentamento da pandemia desde o ano passado

Desde janeiro deste ano, a Vale renovou convênio com o Instituto Acqua para a contratação de profissionais de saúde que estão atuando nos 40 leitos para atendimento de pacientes com sintomas da covid-19, sendo 15 leitos críticos e 25 de enfermaria, no HGP. O espaço, que foi reformado e ampliado pela Vale em 2020, atendeu até o momento, mais de 130 pacientes. Com o término da reforma da ala do HGP, o município contará com 28 leitos críticos e 40 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes com o coronavírus SARS-CoV-2.

No mês passado, a Vale realizou novas doações ao Governo do Estado e municípios do Pará para o enfrentamento da pandemia. Trinta respiradores foram entregues aos hospitais da rede pública de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Marabá. A empresa está doando 36 mil metros cúbicos de oxigênio ao governo do Pará e oito monitores multiparâmetros, 16 bombas de infusão e 20 camas hospitalares para Marabá.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Vale vem oferecendo ajuda humanitária para o combate à covid-19. Entre as ações destinadas aos Pará, a empresa doou máscaras, 5,4 milhões de EPIs e mais de 139 mil testes rápidos. Também, em Parauapebas, foi assegurado o suporte financeiro para aplicação de 100 mil testes padrão de identificação do coronavírus (Testes PCR) de forma gratuita no município.


Foram entregues ainda mais de 5 mil equipamentos e mobiliários para hospitais de oito municípios (Parauapebas, Tucumã, Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins e São Félix do Xingu) e ao Governo Estadual. Entre os equipamentos, respiradores, monitores multiparâmetros, aparelhos de pressão, bombas de infusão, carrinhos de emergência, oxímetros de pulso, entre outros.

(Fonte: Vale, com edição da Redação Fato Regional)