A Vale fez várias doações ao Governo do Pará e municípios para o enfrentamento da pandemia de covid-19. Desde o ano passado, vem colaborando com o estado pela política de sempre investir no desenvolvimento das regiões onde atua. A doação mais recente inclui 30 respiradores entregues aos hospitais da rede pública de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Parauapebas e Marabá. A empresa também está destinando 36 mil m³ de oxigênio aos municípios de Salinópolis, Conceição do Araguaia e Cametá, conforme definido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O diretor do Hospital Municipal de Marabá, Dr. Luiz Sergio Matos, falou sobre a importância desses equipamentos para a recuperação dos pacientes. “Para nós, é uma satisfação muito grande, porque nós, profissionais de saúde, de forma humana, temos todas as condições de fazer um bom atendimento à população de Marabá. Mas quando temos a tecnologia a nosso favor, isso faz com que aumente a nossa capacidade de assistência ao doente. Essa que é a importância desses respiradores doados pela Vale, de a gente ter mais capacidade de salvar mais vidas”, diz o médico, que desde o início da pandemia está na linha de frente.

À Prefeitura de Ourilândia do Norte, a Vale doou seis ventiladores pulmonares. O prefeito Dr. Júlio César (Avante) recebeu e conferiu os equipamentos e ficou feliz em ver que são das melhores e mais recentes tecnologias disponíveis do mercado. “Usaremos esse equipamento para salvar vidas, o capital mais precioso que temos. Agradecemos imensamente à Vale pela doação que vai nos ajudar no enfrentamento da pandemia em nosso município”, declarou o chefe do executivo municipal, que é médico. Uma ala com seis leitos de UTI exclusivos para covid-19 serão abertos no Hospital Municipal Jadson Pesconi.
Em janeiro, a empresa também firmou convênio, por 90 dias, com o Instituto Acqua, para contratação de profissionais de saúde para atuar na ala do Hospital Geral de Parauapebas. A unidade foi reformada, também com o apoio da Vale, exclusivamente para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Desde o início da pandemia no Pará, em março de 2020, a Vale ainda fez mais ações humanitárias destinadas aos Pará, como máscaras, 5,4 milhões de EPIs e mais de 139 mil testes rápidos de detecção do coronavírus SARS-CoV-2. Também em Parauapebas, foi assegurado o suporte financeiro para aplicação de 100 mil testes padrão de identificação do coronavírus (PCR) de forma gratuita no município. A cidade foi uma das que mais concentrou casos no estado.
Foram entregues ainda mais de 5 mil equipamentos e mobiliários para hospitais de oito municípios: Parauapebas, Tucumã, Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Água Azul do Norte, Bom Jesus do Tocantins e São Félix do Xingu e ao Governo do Pará . Entre os equipamentos, respiradores, monitores multiparâmetros, aparelhos de pressão, bombas de infusão, carrinhos de emergência, oxímetros de pulso e outros suprimentos em geral.
(Fonte: Vale, com edição da Redação Fato Regional)