Entre ansiedade, esperança e sonhos de futuro, quase 50 mil candidatos aguardaram a divulgação do resultado do Processo Seletivo 2026 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), anunciado na manhã desta sexta-feira, 30.
A lista de aprovados foi divulgada pela manhã no site da universidade e em rádios da capital e do interior do Pará.
Para milhares de jovens e adultos em todo o estado, o momento representa mais do que uma simples lista de aprovados: é a chance concreta de iniciar uma trajetória acadêmica e transformar a própria vida.
Entre os candidatos está Ryan Sousa, de 18 anos, inscrito no curso de bacharelado em Educação Física. Participando pela primeira vez do processo seletivo da Uepa, ele relata a expectativa pela divulgação do resultado.
Em 2026, considerando a relação entre número de inscritos e vagas ofertadas, os cursos mais concorridos são Biomedicina (Belém), com 69,52 candidatos por vaga; Fisioterapia (Belém), com média de 65,90 candidatos por vaga; e Medicina (Belém), com 62,24 candidatos por vaga.
Para o preenchimento das 3.770 vagas oferecidas, a universidade utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, além de disponibilizar 98 vagas adicionais destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD).
Além do Prosel 2026, a Uepa divulgou nesta sexta-feira os resultados dos processos seletivos para os cursos de Licenciatura em Letras-Libras, Licenciatura em Música e do Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas. As provas desses certames foram aplicadas pela própria universidade no fim de 2025.
O Processo Seletivo Específico para a Licenciatura em Letras-Libras, com turmas em Belém, oferta vagas para pessoas surdas, com deficiência auditiva e ouvintes com conhecimento básico em Libras.
Já a Licenciatura em Música receberá novos estudantes nos campi de Belém, Santarém, Bragança e Marabá.
O Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas disponibiliza uma vaga para indígenas e uma vaga para quilombolas em cada um dos 104 cursos da universidade, atendendo candidatos que concluíram o Ensino Médio, mas não realizaram o Enem no ano anterior.
(Da Redação do Fato Regional, com informações também da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!












