sexta-feira, 17 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Rússia é suspensa pela Fifa e não disputa Copa do Mundo

A decisão é por conta dos ataque que o país tem realizado contra a Ucrânia
Foto: Reprodução/Twitter

Em meio à guerra na Ucrânia, a Fifa e a Uefa anunciaram nesta segunda-feira, 28, que os clubes russos e a seleção nacional foram suspensos de todas as competições das entidades “até novo aviso”. Diante disso, os russos não disputarão a Copa do Mundo do Qatar este ano.

A medida foi além da decisão inicial da Fifa, divulgada no último fim de semana, que havia permitido ao país competir sob o nome de “União de Futebol da Rússia”, sem sua bandeira ou hino nacional.

A decisão se soma ao posicionamento do Comitê Olímpico Internacional (COI), que já havia recomendado que delegações russas e bielorrussas fossem excluídas de suas competições.


Além disso, vários países, incluindo aqueles que enfrentariam a Rússia nas eliminatórias da Copa do Mundo, também já tinham anunciado que não competiriam contra nenhuma equipe russa.

Veja o comunicado na íntegra

Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comité Executivo da Uefa, que previa a adopção de medidas adicionais, a Fifa e a Uefa decidiram hoje [28/02] em conjunto, que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em ambos competições da Fifa e da Uefa até novo aviso.

Essas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da uefa, respectivamente, os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições em assuntos tão urgentes.

O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia.

Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos.