Boletins da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com a previsão de tempo para este mês de fevereiro, divulgados nesta sexta-feira (1º), indicam que as chuvas registradas em janeiro devem se manter ao longo do segundo mês de 2019.
No entanto, nos meses de março e abril, haverá um aumento da precipitação. Segundo a Semas, quem recebe as informações e analisa a descrição das previsões são os técnicos da Diretoria de Meteorologia e Condições Climáticas e do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) do Pará.
A princípio é esperada instabilidade no tempo e formação de nuvens carregadas ao longo dos dias.
A previsão indica chuvas de intensidade leve a moderadas, podendo ser acompanhadas de trovoadas. Essa instabilidade atmosférica sobre o Estado deve-se à influência da chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), na parte norte, e do escoamento dos ventos em altos níveis na formação de nebulosidade na parte sul do Pará.
“Mas sem descartar as chuvas de madrugada, que vão provocar a manutenção de temperaturas mais amenas”, alerta, referindo-se à Região Metropolitana de Belém.
No sudeste e sul do Pará, a partir de Marabá, Novo Progresso, Jacareacanga e Conceição do Araguaia, haverá redução das chuvas, mas não muito significativa.
Em Ourilândia, por exemplo, a previsão para este sábado é de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A máxima está em 33ºC e a mínima 24ºC. Em Tucumã, também teremos um sábado de sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. E a máxima está em 33ºC e a mínima, 23ºC.
Já em Santarém e demais municípios das regiões do Tajapós e Baixo Amazonas, por exemplo, também está prevista a continuidade das chuvas.
Da Redação Fato Regional, com informações do OLIBERAL.COM