As férias de julho chegaram e com elas conseguimos incluir algumas atividades diferentes no nosso dia a dia. Tem piscina aquecida, praia com os amigos, clube no final de semana, a Netflix que não para de lançar novidades ou até mesmo aquele monte de livros que você acumulou e agora vai conseguir colocar em dia. Mas algo que pode passar despercebido é a preocupação com a saúde dos nossos olhos. Confira os principais cuidados que se deve tomar em relação a saúde ocular:
Óculos de sol
A exposição ao vento, poluição ou areia podem ressecar os olhos e causar irritações. Por isso, é sempre importante se lembrar que os óculos de sol protegem os olhos evitando que qualquer corpo estranho caia nas lentes ou diretamente nos olhos, causando danos às córneas. Mesmo nos lugares mais frios e onde o sol não dê as caras, os óculos tem o papel de proteger os olhos da radiação UV e ainda dão um charm e no visual.
Óculos de descanso
Os óculos para descanso foram desenvolvidos para pessoas que passam muito tempo em frente às telas, seja no computador, TV, celular ou tablet, e também para a leitura de livros, jornais e revistas.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de óculos serve para manter a vista descansada. Um sinal de que é preciso utilizá-lo é sentir dificuldade para enxergar as letras de um livro ou a tela do celular e outros dispositivos.
O hábito de forçar os músculos oculares para visualizar as imagens pode aliviar os sintomas momentaneamente, mas o descuido com a vista é a porta de entrada para que outros problemas se desenvolvam. Portanto, é fundamental visitar um oftalmologista de confiança ao se deparar com qualquer sintoma.
Lentes de contato
Durante as férias é comum se esquecer de tomar os cuidados necessários com as lentes de contato. Mas é preciso estar atento, pois o ambiente úmido de praia e piscina, tende a ser um dos locais preferido das bactérias. Logo, elas podem contaminar as lentes e, consequentemente, os olhos. Então a dica é redobrar a atenção na hora de limpar. Jamais esquecer da solução de limpeza e usar também colírios lubrificantes indicados pelo oftalmologista.
Fonte: Roma News