O município de Santarém, no oeste do Pará, sediou nesta quinta-feira (9/3) a Abertura Nacional da Colheita de Soja da Safra 2023. Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume colhido deve chegar perto de 150 milhões de toneladas, apesar da estiagem do sul no país e do excesso de chuvas em todas as regiões.
Durante o evento, que faz parte do Projeto Soja Brasil, uma parceria da Aprosoja Brasil com o Canal Rural, houve o lançamento da campanha Seja Aprosoja, voltada para o fortalecimento das Aprosojas Estaduais.
“Fazer parte de entidades como a Aprosoja é muito importante para o produtor. Por isso, seja um associado da Aprosoja em seu estado. Seja Aprosoja. Uma entidade de peso”, afirmou o presidente da entidade, Antonio Galvan durante o lançamento da campanha.
A Abertura Nacional da Colheita de Soja contou com a presença de cerca de cerca de mil produtores, estudantes e representantes de empresas. Foram apresentados dois painéis, um sobre Políticas Públicas e Mercado, e outro sobre Logística.
Participaram o ex-ministro Aldo Rebelo, o analista de mercado da Pátria Agronegócios, Mathe;us Pereira, o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, e especialista em planejamento urbano e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém José Roberto Branco Ramos.
A Abertura da Colheita foi promovida pelo presidente da Aprosoja Pará, Vanderlei Ataídes, pelo diretor da entidade em Santarém, Adelino Noimann, e teve o apoio do Sindicato rural de Santarém.
O evento contou com a presença do governador do Pará Helder Barbalho, do senador Zequinha Marinho (PL/PA) e autoridades locais. Estiveram também presentes representantes das Aprosojas Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Bahia, Maranhão e Roraima.
Fonte: Ascom Aprosoja Brasil com informações do Projeto Soja Brasil