O dia 1º de outubro, pela primeira vez na história, ficou conhecido como o Dia Mundial do Postal. A data foi incluída no calendário por iniciativa da rede social Postcrossing, como forma de resgatar o afetuoso hábito de enviar postais aos amigos, familiares, colegas ou simplesmente a quem precisa de uma palavra amiga.
Como parte das comemorações, o Museu Correios apresenta a exposição virtual “Santuários Verdes Brasileiros”, disponível no site dos Correios.
A mostra tem formato de “fotolivro” e destaca a importância dos parques ecológicos brasileiros. A exposição virtual apresenta um pouco da biodiversidade estampada nas emissões de selos, que chancelam o envio de cartões-postais. É mais uma forma de valorizar o patrimônio natural brasileiro, tão ameaçado por interesses econômicos.
Em 2019, comemorou-se os 150 anos do postal. Ao retratar, em seu anverso (parte frontal de algo com dois lados), a impressão das mais variadas imagens, paisagens, cenários mundo afora, os cartões-postais se mostram relevantes instrumentos para a comunicação, arte e documentação da história da humanidade.
Foi considerando essa capacidade de conectar pessoas do mundo inteiro que nasceu o projeto Postcrossing. É uma rede social diferente. Ao invés da interação virtual, faz milhares de pessoas se comunicarem por meio dos Correios. A rede já possui mais de 700 mil membros, sendo pouco mais de 9 mil do Brasil. Em 14 anos de projeto, já foram enviados mais de 53 milhões de postais.
Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil é apenas o 19º em número de membros no projeto, com cerca de 9,4 mil usuários. O líder do ranking é a Rússia, com mais de 99 mil membros ou 12,8% de todo o site.
Como participar da rede de cartões-postais do mundo
Primeiro, o usuário precisa a acessar a rede social e criar um cadastro. E aí ver as orientações sobre com quem poderia se relacionar e para quem enviar postais.
1 – Ao clicar em “enviar um cartão postal”, o usuário recebe o endereço e o perfil escrito do destinatário. Além disso, recebe o código do cartão (ex.: BR-123456). Depois, escreva uma mensagem. Fale sobre o cartão ou conte uma história. Use a criatividade!
2 – Então, é só levar a uma agência dos Correios e fazer a postagem. Caso você tenha selos, pode deixar em uma caixa de coleta dos Correios.
3 – Aguarde o destinatário receber o postal… Quando receber, ele precisará do código do cartão para registrar no site.
(Fonte: Correios, com edição da Redação Fato Regional)