quinta-feira, 28 de março de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

São Félix do Xingu: aeroporto terá pista restaurada e ampliada

Em São Félix do Xingu, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), está restaurando e ampliando a pista de pouso e decolagem do aeroporto local. Atualmente a pista tem 1.600 metros de extensão por 33 metros de largura. Após as obras, ficará com 2 mil metros por 30 metros. A diferença dos 3 metros existentes será utilizada como parte de acostamento de pista, que será de 5 metros e que atualmente não existe.

Os serviços estão sendo executados pela CFA Construções, vencedora da licitação para a obra, orçada em R$ 10.881.489,32. O recurso é do tesouro estadual.

Pela classificação da Plano Aeroviário do Estado do Pará (Paepa), o aeródromo de São Félix do Xingu se enquadra no Código de Pista 3, regional. Apropriado para aviação de pequeno porte, com operação em condições de VFR, sigla em inglês para Regras de Voo Visual. Destina-se a aeronaves do Grupo 3, de até 30.000 libras (13.607,77 kg) de peso máximo de decolagem.

Obra destaca a importância de São Félix para o Estado

Ou seja, aeronaves do tipo EMB-120 Brasília, um avião turboélice bimotor para uso regional, pressurizado, de alta performance. O Brasília transporta até 30 passageiros, com autonomia de voo de 1.750 km e envergadura de 20 metros.


Para a prefeita Minervina de Barros Silva (PDT), a obra demonstra a importância de São Félix no cenário econômico estadual. “O aeroporto funcionando normalmente representa ganho de tempo para quem vem empreender na cidade, sem perder horas na estrada”, opina.

 

 

Fonte: Blog do João Carlos