sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

São Félix do Xingu apresenta Programa de Aquisição de Alimentos a agricultores familiares

O prefeito João Cleber e a uma engenheira representante da Adepará participaram do encontro com pequenos produtores e explicaram a importância da agricultura familiar do Brasil
O prefeito João Cleber ressaltou a importância do trabalho dos pequenos produtores familiares e como o PAA pode ajudar as famílias vulneráveis de São Félix do Xingu e gerar mais renda no município (Foto: Ascom Prefeitura de SFX)

Produtores de São Félix do Xingu, no sul do Pará, foram apresentados a duas políticas públicas: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, e o projeto Agricultores Familiares de São Félix do Xingu, da prefeitura municipal. A integração das duas propostas é um esforço da equipe do prefeito João Cleber (MDB) para valorizar o pequeno trabalhador rural.

As duas políticas foram apresentadas em um encontro com produtores nesta semana. O prefeito João Cleber participou do evento e ressaltou a importância dos pequenos produtores e da agricultura familiar. E ainda, destacou essa categoria de trabalhador rural é um dos pilares da agroecologia e é quem tem ajudado na preservação de florestas e tirado São Félix do Xingu da liderança do desmatamento ilegal.

“Infelizmente os grandes desmatadores ilegais prejudicaram os pequenos produtores também. Isso está mudando, após algumas ações que consideramos desproporcionais, mas que agora tiraram nosso município do topo da lista dos que mais desmatam. Nosso trabalho agora é buscar assistência técnica, conhecimento e regularização fundiária para os pequenos produtores rurais, que serão beneficiados com o PAA. E assim, vamos combater a insegurança alimentar, algo absurdo em um país tão rico como o nosso”, declarou o prefeito João Cleber.

Com o PAA, o Governo Federal vai investir recursos para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar em São Félix do Xingu, como explica Claudianne Lopes, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (Semteps). “É uma compra feita através de uma pactuação federal. A distribuição das cestas de alimentos será para famílias vulneráveis cadastradas nos Cras do município”, disse.

Na oportunidade, os produtores participantes receberam instruções e orientações de cuidados agropecuários. “Desse modo, além de mostrar a importância do trabalho do pequeno produtor rural ao nosso município, trazemos informações úteis”, completou a engenheira agrônoma Laiane Pereira, representante da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook e no Instagram!