Localizado na região sudeste paraense, houve um tempo em que o território do município de São Félix do Xingu era habitado por diversos povos indígenas, dentre os quais destacam-se: Kayapó, Arara, Arauetés, Pakaranã e Assurinis e, de acordo com a história, durante o governo de Aurélio do Carmo, foi desmembrado do município de Altamira e, formalmente instalado em 10 de abril de 1962, data em que é comemorado seu aniversário. Por tanto, hoje, quarta-feira, 10 de abril, o município comemora aniversário de 57 anos.
“Comemorar aniversário de São Félix do Xingu, é algo muito maior do que uma simples comemoração. Isto porque, para muitos daqueles que nasceram nesta cidade, e para outros tantos que a escolheram como local ideal para se viver, este momento é, também, uma forma de agradecimento por terem tido a chance de fazer parte, e por terem ajudado, de alguma forma, a construir a história deste município”, comenta a prefeita, Minervina Barros.
Falar sobre temas que caracterizaram e ainda caracterizam o município, desde sua criação, como o crescimento demográfico marcante, a contínua e desafiadora expansão rural também foi ressaltado pela prefeita. “Difícil encontrar alguém de outras regiões do estado do Pará ou de outros estados brasileiros que não tenham, pelo menos, ouvido falar no Xingu, de sua grandeza, de seus rios, de suas praias, de sua cultura, e de seu calor”.
“São 57 anos de emancipação, de virtudes, de pessoas trabalhando, honrando seu sustento, suas famílias, seus ideais, suas metas, conquistas, de um povo acolhedor, que sempre fez e fará de São Félix do Xingu, um lugar próspero e feliz de viver. Parabéns São Félix do Xingu”, são os votos da prefeita Minervina e Dr. Rinaldo à todos cidadãos de São Félix do Xingu.
E, o Portal Fato Regional, também parabeniza o município pela sua beleza, pela sua cultura, pela sua história. Parabenizamos também o povo deste município que é um povo batalhador e acolhedor. Parabéns a administração pública de São Félix do Xingu, prefeita Minervina, que tem feito um brilhante trabalho no município.
Da Redação Fato Regional