terça-feira, 12 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

São Félix do Xingu, Ourilândia, Redenção e Conceição do Araguaia estão entre 27 cidades do Pará que receberam o Selo Unicef

O Selo Unicef reconhece as gestões municipais que implementaram medidas para a melhoria das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes nos setores de educação, saúde, segurança, acesso a serviços públicos e respeito a comunidades tradicionais. Ao todo, 923 municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil receberam o reconhecimento.
O acesso à escola e redução da evasão escolar estão entre as metas estabelecidas para obtenção do Selo Unicef que São Félix do Xingu recebeu junto a Ourilândia, Redenção e Conceição do Araguaia (Foto: Ascom / PMSFX)

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou, nesta quarta-feira (6), a lista com os 923 municípios das regiões Norte e Nordeste que conquistaram o Selo Unicef. A iniciativa visa apoiar regiões mais vulneráveis a desenvolver e fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes. No Pará, 27 municípios foram agraciados. Da Região de Integração do Araguaia foram quatro: Conceição do Araguaia, Ourilândia do Norte, Redenção e São Félix do Xingu.

Para conquistar o Selo Unicef, as prefeituras tiveram de se comprometer com uma série de metas, que vêm sendo monitoradas desde 2021. Essas metas incluíam medidas para aumentar o número de vagas na educação pública e reduzir a evasão escolar; melhorar as políticas de saúde e garantir cobertura vacinal para as doenças mais graves; medidas de combate à violência; e programas para enfrentamento e redução da desigualdade social, além de promoção e respeito às comunidades tradicionais.

Para Mário Volpi, coordenador nacional do Selo Unicef, uma área importante de atuação dos municípios e que merece destaque é a prevenção da violência. “Ao aderir ao Selo Unicef, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade”, ressaltou.

(Arte: Luã Couto / Fato Regional)

Para ilustrar o êxito do apoio e comprometimento com o programa, as cidades contempladas ficaram acima da média nacional em diferentes áreas. Entre elas, índices de vacinação e programas de educação. No Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral aumentaram 2,6%, enquanto que nos municípios certificados pelo Selo Unicef houve um aumento de quase 18%. Em relação à evasão escolar, de 2019 a 2023, a média nacional caiu em 38% e nos 923 municípios certificados a redução foi de 47%.

“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O Unicef comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do Unicef, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do Unicef no Brasil.

João Cleber Torres, o prefeito de São Félix do Xingu, região Sul do Pará (Foto: Alerhandro Rafalski / Fato Regional)

Prefeito de São Félix do Xingu celebra conquista do Selo Unicef: “Esforço conjunto histórico”

Em entrevista ao Fato Regional, João Cleber (MDB), prefeito de São Félix do Xingu, no Sul do Pará, celebrou a conquista. Também parabenizou todos os secretários e servidores envolvidos em cumprir 100% das metas estabelecidas para a obtenção do Selo Unicef, com destaque para Silvia Torres, titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social (Semteps), Silvia Torres, que teve papel decisivo na coordenação.

“Esse é um esforço conjunto histórico que faz com que São Félix do Xingu receba o Selo Unicef pela primeira vez. E assim, mostramos que nosso município é destaque nacional e internacional não só ser o que mais desmata, mas sim o que mais trabalha para assegurar saúde, educação, segurança e bem-estar para nossas crianças e adolescentes. Temos muitos desafios e esse é o reconhecimento de uma gestão dedicada, que traz provas do trabalho. Parabéns a todos os servidores e secretários envolvidos”, comentou João Cleber.

O prefeito aproveitou para destacar São Félix do Xingu, com o Selo Unicef, atingiu um novo patamar que a próxima gestão precisa manter. Afinal, com o reconhecimento será possível obter mais recursos para investir na continuidade das ações que resultaram na conquista.

“Nosso município não é para amadores. É imenso, com muitos desafios, mas mesmo assim aumentamos o acesso à educação; aumentamos a cobertura vacinal e atendimentos na saúde a um nível de destaque na região Sul do Pará. Trouxemos delegacias especializadas no atendimento a mulheres e a crianças e adolescentes (Deam/Deaca). Desejo que o próximo gestor continue com o mesmo empenho para manter o Selo Unicef”, concluiu João Cleber.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!