segunda-feira, 6 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

São Félix do Xingu: prefeito João Cléber volta a se reunir com a Vale para discutir condicionantes de operação da usina Onça Puma

A reunião segue buscando um consenso entre o município e a mineradora para a atuação regular da empresa e desenvolvimento sustentável de São Félix do Xingu
O encontro entre o prefeito e membros da Vale tinha como objetivo continuar as tratativas de compensação da mineradora pela operação em SFX (Foto: Ascom / Prefeitura de São Félix do Xingu)

O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber, voltou a se reunir com a Vale, na tarde desta segunda-feira (26). Novamente, a pauta do encontro foi o cumprimento de condicionantes de operação da usina Onça Puma, que pertence à mineradora, no município do sul do Pará.

A reunião contou com a presença de Luiz Veloso, Janine Cidreira e Hudson Brito, responsáveis pelo relacionamento institucional da Vale; e Kilma Cunha, gerente executiva de Operações da usina Onça Puma, especializada em níquel.

João Cleber ressalta que 73% das operações da usina Onça Puma da Vale ocorrem no território de São Félix do Xingu. Ele destaca que os royalties do níquel são muito baixos, logo, não há como compensar pelo impacto da operação da mineradora no município apenas com esse recurso.

Vista aérea do parque industrial Onça Puma, que mantém 73% das operações em São Félix do Xingu (Foto: Vale / Divulgação)

 

A reunião desta segunda-feira teve como objetivo buscar um consenso entre o município e a Vale, para garantir a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de São Félix do Xingu.

“A reunião foi um passo inicial para buscar uma maior transparência e responsabilidade por parte da empresa, visando estabelecer uma relação de cooperação e respeito mútuo. Espera-se que esse encontro seja o ponto de partida para a resolução dos impasses existentes entre a Vale e o município de São Félix do Xingu, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para a população local e a preservação dos recursos naturais da região. Não irei abrir mão de nenhuma forma daquilo que é direito do nosso povo. Enquanto for gestor deste município, irei lutar em todas as esferas municipal, estadual e federal”, declarou o prefeito João Cleber.

Entre algumas possíveis compensações que a prefeitura apresenta estão a orla de São Félix do Xingu e o lago artificial. O prefeito ressalta que não pretende renovar o alvará de operações da Vale na cidade enquanto não houver um acordo. João Cleber afirma que quem determina as condicionantes e compensações é o município.

Leia mais, no Fato Regional:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informa que está fazendo “…a análise técnica para renovação da Licença de Operação da atividade de mineração do projeto Onça Puma”.

A Vale, em posicionamentos recentes, garante que tem cumprido todas as condicionantes de operação e mantém diálogo com todos as prefeituras das cidades onde atua.


(Da Redação do Fato Regional)

NOS SIGA NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM!