O município de Tucumã, sul do Pará, tem 1283 casos positivos de Coronavírus e, 13 mortes até o momento, para ajudar no combate a doença, o município recebeu um importante reforço da empresa Vale: uma UTI Móvel. O transporte será utilizado na locomoção de pacientes que necessitam de atendimento de urgência e emergência para hospitais regional de Marabá e Redenção.
A entrega da ambulância foi feita por Daniela Genú, relacionamento da Vale, ao prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, secretária da Saúde, Beatriz Santana. Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara Municipal, vereador Genivon Borges de Moraes, imprensa, e servidores da saúde que trabalham no Centro de Combate ao Coronavírus, instalado na escola estadual Thiago Gonçalves.
Prefeito Adelar Pelegrini, secretária Beatriz e, Daniela Genú
“Vai ajudar muito o paciente que precisar se deslocar ao hospital regional em emergência. Muito obrigado a mineradora Vale, certamente vidas serão preservadas”, destaca o prefeito.
Secretária de Saúde de Tucumã, Beatriz Santana
Segundo informou a atual secretária municipal de Saúde, Beatriz Santana, o veículo dispõe de equipamentos essenciais para o transporte de pacientes com risco de vida. “Há situações em que o paciente chega em estado grave e, é necessário fazer uma transferência imediata para hospitais de referência. Com um veículo deste porte, que possui equipamentos decisivos para o transporte com vida de pacientes em estado crítico, isso será de extrema importância para salvar a vida deste paciente”, ressaltou a secretária.
Da Redação Fato Regional