Pensando em aumentar o estoque de sangue do Hemopa de Redenção e, estimular o interesse nas pessoas quanto a importância da doação de sangue, o secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, levou, na última quinta-feira, 23, até o município de Redenção, uma caravana com 26 servidores municipais da Saúde de Tucumã para fazer parte desta rede que salva vidas.
A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde de Tucumã com o Hospital de Redenção, o qual o Hemocentro atende outras 15 localidades na região do Araguaia Paraense. A preocupação em aumentar o estoque é imensa, pois, com o inverno paraense, há queda de no número de doações.
Na ocasião foi feito um cadastro, exame sanguíneo, triagem clínica e, por fim, a coleta. São coletados, aproximadamente, 460 ml de sangue. Após o processo, o doador recebeu lanche e suco.
Os requisitos básicos para doar sangue são: ter boa saúde; ter entre 16 e 60 anos; pesar no mínimo 52 quilos; dormir no mínimo seis horas; evitar alimentos gordurosos antes da doação, assim como fumar nas duas horas anteriores. Um doador pode salvar até quatro vidas.
“É um gesto de extrema nobreza, e isso deve ser incentivado, logo, foi um sucesso. Fica aqui, minha gratidão a todos”, define Raphael Antônio.
Com informações de Roney Braga Wydiamaior
Fotos: Roney Braga Wydiamaior