quinta-feira, 21 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Sefa a Receita Federal apreendem 16 mil calçados falsificados que seriam comercializados no Pará e no Amapá

Apreensão foi resultado da operação "Rota-010", que visa combater crimes na divisa entre Pará e Maranhão
16 mil pares de calçados falsificados apreendidos (Foto: Agência Pará)

Cerca de 16 mil pares de calçados falsificados foram apreendidos pela Receita Federal do Brasil e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), no município de Dom Eliseu, área centro-sul paraense. A apreensão faz parte da Operação “Rota-010”, que tem o objetivo de combater rotas de contrabando pelas rodovias BR-010 e BR-222, na divisa do Pará com o Maranhão. A carga é estimada em mais de R$ 700 mil e seria distribuída para o comércio ilegal no Pará e no Amapá.

A abordagem ocorreu na unidade de controle de mercadorias de trânsito do Itinga. A carga estava em uma carreta. Os fiscais solicitaram os documentos dos produtos, enquanto a equipe da Receita fazia a análise de risco. Ao abrirem o veículo para conferir o que estava sendo transportado, as equipes encontraram milhares de calçados. Todos falsificações de marcas conhecidas. O principal destino seria Belém, mas outros locais iriam receber os produtos ilegais.

“Não houve emissão de Termo de Apreensão e Depósito (TAD), tendo em vista que a mercadoria possuía notas compatíveis com a quantidade da carga. A infringência está ligada ao fato de os calçados serem imitações de marcas conhecidas”, explicou o fiscal de receitas estaduais George Tavares. Agora cabe às autoridades policiais investigarem a origem desses produtos falsificados e quem seriam os compradores. E assim, desarticulando as ações criminosas.


(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!