Fiscais de receitas da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) lotados na unidade fazendária de Carajás, no km 16 da rodovia Transamazônica, em São Geraldo do Araguaia, na divisa com o Tocantins, sudeste do Estado, apreenderam, no sábado, 5, duas pás carregadeiras no valor de R$ 600 mil.
A carreta com a carga era oriunda de Moema, estado de Minas Gerais, com destino a Marabá foi retida no posto fiscal de São Geraldo do Araguaia. “Após apresentação dos documentos fiscais os servidores fizeram análises e verificaram erros nos documentos fiscais apresentados. As notas fiscais simulavam uma operação inversa, ou seja, constava que o maquinário saía da matriz em Marabá e tinha como destino Moema em MG. Isso para fugir do recolhimento do diferencial de alíquota do ICMS”, informou o coordenador da unidade da Sefa em Carajás, fiscal de receitas estaduais Gustavo Bozola.
De acordo com os dados da unidade fazendária de Carajás, em 120 dias esta foi a oitava apreensão de máquinario tentando entrar ao estado sem pagamento do imposto. Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depóstio (TAD), no valor de R$ 84 mil que está a espera de pagamento para liberação da mercadoria.