Em Juruti, no oeste do Pará, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreendeu várias mercadorias, avaliadas em R$ 234.618,00, transportadas sem a documentação fiscal necessária. A apreensão e análise dos bens começou na sexta-feira (11). Tudo estava em barcos que saíram de Manaus (AM), com destino a Oriximiná e Santarém. Os produtos estavam escondidos debaixo de outros produtos descartáveis.
Entre os produtos apreendidos estão 289 pneus de motocicleta, caminhonete e caminhão; e peças de moto, que estavam escondidos no porão da embarcação, embaixo de caixas e materiais descartáveis. Também foi apreendida uma motocicleta zero quilômetro, que estava com documentação fiscal incorreta.
E ainda foram apreendidas 3.396 latas de cerveja; 2.160 unidades de cerveja em garrafas long neck; 600 garrafas de refrigerantes de 2 litros e 800 garrafas de refrigerantes de 1 litro. Foram lavrados 14 Termos de Apreensão e Depósito (TAD), com valor total a recolher de R$ 62.635,00, referentes ao ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) e multa. Ninguém foi preso.
A apreensão foi feita pela equipe da Sefa da Unidade de Controle de Mercadorias em Trânsito do Tapajós, sediada no município de Óbidos. A maior parte da fiscalização na região precisa ser feita em lanchas, para abordar embarcações que transportam passageiros e mercadorias. Ao todo há oito unidades de fronteira, responsáveis pelo controle de mercadorias em trânsito. No segundo semestre deste ano, a Sefa ampliou a fiscalização no Baixo Amazonas.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Sefa)