Quatro veículos que seriam entregues em cidades do sul e sudeste do Pará foram apreendidos em Conceição do Araguaia. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) identificou uma operação ilegal de transporte para evitar o pagamento de ICMS nesta quarta-feira (26).
Os quatro veículos foram registrados em Goiânia (GO) e Brasília (DF). A entrega seria nos municípios de Xinguara, Bom Jesus do Tocantins, São Félix do Xingu e Conceição do Araguaia, onde fica o posto de fiscalização.
Na checagem dos documentos, os fiscais da Sefa constataram a tentativa de simular uma operação interna para encobrir a venda interestadual. E assim, evitar o pagamento do ICMS. As mercadorias foram avaliadas em R$ 1.043.480. Foram emitidos quatro Termos de Apreensão e Depósito (TADs), totalizando R$ 125.728,21.
“Após a análise por parte da equipe de fiscalização, que incluiu exames documentais e físicos, foi determinado que, embora registrados em outros estados, os veículos exibiam quilometragem zero. Isso indica uma tentativa de internalização de veículo novo no Pará sem o devido recolhimento do imposto, pois todos os proprietários residem ou possuem empresas nesse Estado”, explicou o coordenador da unidade da Sefa, Cicinato Oliveira.
Após o pagamento dos impostos e multas, os veículos foram liberados e então puderam seguir para a entrega normal.
LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:
- Concurso Público: Uepa abre 62 vagas para professores de Ciências Biológicas e da saúde; veja edital e vagas para o sul e sudeste do Pará
- Michel Pereira, de Tucumã, garante que vai nocautear Thompson no UFC 291
- Pará é o 4º estado com mais quilombolas do Brasil; são 135.033 pessoas, com registros no sul e sudeste
(Da Redação do Fato Regional)