sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Segundo TRE, 80% dos eleitores do Pará já estão cadastrados por biometria

O Tribunal estima que, até o final deste ano, todos os 144 municípios do Estado estejam regularizados.

De acordo com levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), 80% dos eleitores do Estado já estão cadastrados por biometria, o que significa 4,3 milhões de eleitores.O Tribunal estima que, até o final deste ano, todos os 144 municípios do território paraense estejam com seu processo de biometria finalizado. Atualmente, 90 do total concluiu o cadastramento.

Dos eleitores do Estado do Pará, 100 mil estão com seus títulos títulos passiveis de cancelamento e devem renovar seus dados com urgência.Com o título cancelado, o eleitor fica impossibilitado de emitir passaporte e carteira de identidade, perde benefícios sociais, como, por exemplo, bolsa família e seguro defeso. É impedido, ainda, de assumir cargos públicos, de participar de inscrições em instituições de ensino do governo e realizar empréstimos.”No entanto, estamos em fase regularização e este número é decrescente”, afirma a Seção de Comunicação do TRE-PA.

Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, basta que a pessoa compareça ao cartório eleitoral mais próximo de posse de um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Caso o eleitor tenha alguma multa, é preciso quitá-la. “O valor constante do boleto é calculado conforme as regras fixadas nos incisos de 2 a 4º do artigo 3º da resolução de n°23.088, que fixa o valor em aproximadamente R$3,50. Para quitação de multas perante a Justiça Eleitoral por meio deste serviço, é necessário obter o boleto e efetuar o pagamento. Depois, dirigir-se a um cartório eleitoral tendo em mãos o comprovante de pagamento”, explica o TRE.

O cadastramento segue aberto em Abaetetuba, Altamira, Aurora do Pará, Baião, Cachoeira do Pará, Cametá, Itaituba, Melgaço, Nova Esperança do Piriá, Novo Progresso, Santa Luzia do Piriá, Redenção, Ulianópolis, Itaituba e Marabá.

Cadastro em Marabá

O TRE inaugurou, ontem, em Marabá, o Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral, localizado no Shopping Marabá. O atendimento será de segunda à sábado, das 12h às 21h, com 5 kits da biometria e capacidade para atender cerca de 300 eleitores ao dia.

Segundo o Tribunal, o eleitor será atendido por ordem de chegada. Para que o processo seja efetivado, é necessário levar um documento oficial com foto e o comprovante de residência atualizado. Em caso da emissão da primeira via do título, os homens devem levar o comprovante de alistamento militar.


O Presidente do TRE, Desembargador Roberto Moura, esteve ontem em Marabá para a inauguração do Posto. Atualmente, a cidade possui 174.820 mil eleitores aptos a votar, mas ainda faltam mais de 52 mil eleitores comparecerem ao cadastramento.

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM