sábado, 18 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Segup divulga redução da criminalidade no Pará em 2019

O índice foi realizado em comparação do período de 1º a 15 de abril dos anos de 2018 e 2019.

O Pará superou, e muito, a meta anual de redução de crimes violentos letais intencionais (CVLI) proposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para os estados brasileiros, que é de menos de 3,5%. E o resultado alcançado pelo Estado do Pará, até o momento em 2019, é de menos 25,69%. E a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) divulgou os índices de redução de criminalidade. E fez a comparação do período de 1º a 15 de abril dos anos de 2018 e 2019.

Em todo o Pará, houve redução de 39% de roubos. Isso significa 1.844 roubos a menos. Na Região Metropolitana de Belém, redução de 39%. Ou seja, 1.200 roubos a menos. E, em Belém, – 40%, o que representa 849 roubos a menos. No Pará, o roubo a transeunte registrou -39%. Foram 1.549 roubos a menos. Quanto ao roubo a veículos, a redução foi de -62%. Isto é, 199 roubos a menos. Também houve diminuição no número de roubo a coletivos: -78%. Ou seja, 56 roubos a menos. Homicídios, no Pará, – 40%. Traduzindo: 71 vidas preservadas. Na RMB, a redução foi de -69%. Isso representou 57 vidas poupadas. E, em Belém, -62%, o que significa 31 vidas preservadas.

A Segup informou que, em pouco mais de 100 dias de gestão, tem atuado fortemente no combate à criminalidade. O trabalho iniciou desde o primeiro dia do ano de 2019 com reforço de ações preventivas e ostensivas em cinco áreas da Região Metropolitana de Belém – Benguí, Cabanagem, Guamá e Terra Firme e centro, em Marituba. Também foi colocada em prática a operação “Polícia Mais Forte”, com o direcionamento de viaturas que estavam sendo empregadas no trabalho administrativo para as ruas, além do pagamento de jornada extraordinária aos policiais militares, para aumentar, assim, o efetivo da corporação. A Segup também informou que investido na compra de equipamentos para o setor de inteligência, voltado para perícia, investigação criminal e desenvolvimento de programas que darão mais efetividade no atendimento do Disque-Denúncia (181), 190 e SOS PM. Delegacias da Polícia Civil também serão reformadas para atender de forma mais eficaz a população e proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, acrescentou a Secretaria.

Titular da Segup, Ualame Machado disse que o Sistema de Segurança Pública do Pará vem reduzindo os índices dos crimes violentos. “Essa redução vinha desde o começo de janeiro, continuando em fevereiro, março. Em todos esses meses tivemos redução. Quando fechamos os 100 dias, fechamos na faixa de 23% de redução o número de homicídios e em quase 30% o de roubos. E, no mês do abril, através do empenho do Sistema de Segurança Pública em todo o Estado – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Detran, Susipe, a gente venha reduzindo cada vez mais esses índices”, observou. Em abril especificamente, destacou o secretário, houve o reforço dos agentes da Força Nacional, sendo que esse trabalho é realizado em conjunto com os agentes do Estado. “Não é A, B, C que é responsável por essa redução de abril, mas um processo que vem se dando ao longo dos três meses. Estamos com uns índices muito bons, índices para se comemorar, mas sabemos que ainda há muito a fazer”, disse. “Estamos com uma redução de homicídios na RMB próximo a 70%. Em Ananindeua, por exemplo, que já foi um gargalo, hoje está com 83% de redução de homicídios em abril, de 1º a 15 de abril, em relação a abril de 2018. E, no Pará como um todo, no mês de abril, estamos atingindo a marca de 40% de redução”, afirmou.

O secretário Ualame Machado disse, ainda, que “é um desafio enorme manter e melhorar cada vez mais essa marca. Também tivemos o reconhecimento nacional. Acabou de ser publicada uma pesquisa mostrando que a média de redução de homicídios, no País, tem sido boa. Vários estados estão reduzindo. A média é 25%. Nos primeiros dois meses, que eles pegaram como recorte, estamos como o oitavo Estado que mais reduziu a criminalidade violenta no Brasil, acima da média nacional. Isso nos deixa satisfeitos no sentido de saber que o trabalho está sendo feito a contento, cumprindo o que está planejado e que nosso planejamento está correto. Mas sabendo que a gente pode melhorar mais e que a sociedade espera que cada vez melhore ainda”. O titular da Segup disse que há outras frentes a se desenvolver. “Outros trabalhos de implantação de território de pacificação, de cada vez mais e sempre estarmos atualizando os dados da inteligência e da estatística, para que possam nortear a atuação das nossas polícias. E isso a gente vai fazer ainda no decorrer de toda a nossa gestão. Mas a gente pretende que a população futuramente possa perceber, em sua vida cotidiana, a redução desses números”, afirmou.

Comparativo dos índices de criminalidade:


Período: 1° de janeiro a 15 de abril dos anos de 2018 / 2019
Homicídio: – 286 / – 25%
Latrocínio: – 23 / -37%
Lesão Corporal Seguida de Morte: 2 / 22%
Homicídio RMB: – 190 / – 45%
Homicídio Belém: – 92 / – 38%
Roubo: – 9.776 / – 28%
Roubo a transeuntes: – 7.585 I -26%
Roubo a coletivos: – 314 / – 58%
Roubo de veículos: – 1.412 / – 58%

 

 

Fonte: OLIBERAL.COM