Para acompanhar o crescente fluxo das embarcações que fazem o transporte dos veranistas durante o mês de julho, a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) reforçou o policiamento nos terminais hidroviária e nas principais vias de tráfego de barcos, navios e balsas nos rios do Estado. O objetivo é combater os assaltos às embarcações e a passageiros. Para isso, mais de 40 embarcações do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), vinculado a Segup, estão sendo empregadas, principalmente, nas localidades mais críticas, onde a geografia do local favorece a atuação de grupos criminosos na prática de assaltos, conhecidos também como “ratos d’água” ou “piratas”.
Nos portos localizados em Belém, o Gflu também realiza o trabalho de prevenção, e em caso de algum risco de segurança na navegação atuam junto com a Capitania dos Portos para realizar os procedimentos cabíveis.
“O Pará é um Estado com dimensões continentais e possui a peculiaridade de ser rodeados por rios, então não existe como fazer a segurança pública sem levar em consideração essas características territoriais. Estamos atuando fortemente na prevenção e realizando também diligências e prisões para que crimes no meio aquático não mais aconteçam, e a sociedade possa se locomover com segurança e tranquilidade. Da mesma forma, pedimos a colaboração da população para combater o crime, por meio do Disque Denúncia 181, pois em diversas localidades, os bandidos utilizam do conhecimento que possuem dos furos, por serem moradores da área, para criar rotas de fuga”, ressaltou o diretor do Gflu, delegado Arthur Braga.
Os agentes de segurança pública também realizam orientações e disponibilizam um canal de comunicação para qualquer necessidade, como o Disque Denúncia 181, ao vistoriaram os barcos. Ao todo, aproximadamente 190 agentes, entre policiais civis e militares, trabalham com ações de prevenção e ostensividade.
Os passageiros aprovam o reforço nas medidas de segurança.“Muitos, assim como eu, estão viajando a trabalho, outros vem receber dinheiro, outros a lazer, então a bandidagem já vem em busca disso. É muito importante o trabalho que a polícia vem fazendo. Dando segurança para as pessoas que precisam viajar de barco”, ressaltou Josemar Anjos, vendedor ambulante na praia do Caripi, no município de Barcarena.
Algodoal
Ainda como forma de aumentar a segurança neste período de férias escolares, durante o verão amazônico, uma lancha foi entregue, na última sexta-feira, 5, ao Comando de Policiamento Regional III, da Polícia Militar, para uso no distrito de Algodoal, pertencente ao município de Maracanã. A lancha tipo voadeira, possui motor 60HP, e é caracterizada para a utilização do sistema de segurança pública. A embarcação ficará acautelada para a PM, podendo ser usada ainda pela Polícia Civil ou pelo Corpo de Bombeiros Militares, caso necessário.
Com a entrega do equipamento, o policiamento no local será reforçado e o deslocamento da tropa, bem como a de pessoas detidas ocorrerá com mais facilidade e segurança.
Fonte: OLIBERAL.COM