O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds), apresenta as ações de segurança, logística e atendimento que serão desenvolvidas na Operação Círio 2025.
Este ano, mais de 12 mil agentes públicos estarão mobilizados para garantir segurança a turistas e romeiros durante a maior manifestação religiosa do país, o Círio de Nazaré.
A operação tem como objetivo proporcionar segurança e tranquilidade aos paraenses e visitantes que participam das programações e procissões da quadra nazarena.
A ação, considerada uma das maiores já realizadas pelo Sistema de Segurança, contará com 12.240 agentes de segurança, 892 viaturas e se estende desde segunda-feira (6) até 29 de outubro.
Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, “a operação integra órgãos federais, municipais, de saúde e assistência, garantindo que romeiros, turistas e a população de Belém aproveitem a festividade com segurança. Tudo foi planejado com meses de antecedência para que todos possam participar das romarias e eventos sem riscos”.

Eventos e procissões
Serão realizados 28 eventos durante a quadra nazarena, incluindo: 14 procissões; 9 missas relacionadas ao Círio; e 5 eventos culturais, como a Festa da Chiquita, arrastão do Arraial do Pavulagem, Encontro de Tambores e Auto do Círio.
As equipes de segurança também prestarão auxílio aos Peregrinos de Nazaré, com atuação na BR-316 e Alça Viária, garantindo apoio logístico, assistência e segurança a quem chega à capital a pé ou de bicicleta até a Basílica de Nazaré.
Ao todo, serão 28 postos de apoio, oferecendo alimentação, hidratação, atendimento médico e, em alguns pontos, hospedagem para os romeiros. O apoio seguirá ativo até o dia 11 de outubro.
Ações de segurança e monitoramento
O policiamento ostensivo e preventivo será intensificado nas áreas de concentração de público e nos trajetos das procissões. Haverá patrulhamento fluvial e aéreo, realizado pelos Grupamentos Fluvial e Aéreo de Segurança Pública.
Agentes estarão posicionados em pontos estratégicos para monitoramento de tornozeleiras eletrônicas e captura de foragidos da Justiça.
O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) será instalado na travessa Quintino Bocaiúva, Largo do Redondo, monitorando em tempo real a movimentação dos romeiros.
Objetos e documentos perdidos também poderão ser entregues no CICC Móvel, que encaminhará para a Delegacia Geral de Polícia Civil, localizada na Av. Governador Magalhães Barata.
No CICC sede da Segup, na Av. Almirante Barroso, as equipes acompanharão mais de 60 câmeras instaladas nos percursos das principais procissões, integrando órgãos de segurança e parceiros para agilizar a resposta a qualquer ocorrência.
O Corpo de Bombeiros Militar terá unidade móvel próxima ao Teatro da Paz, oferecendo atendimento de urgência, suporte a crianças perdidas e assistência geral à população.
Círio Fluvial e Moto Romaria
Durante o Círio Fluvial, as equipes de segurança atuarão em parceria com a Marinha do Brasil, fiscalizando embarcações e garantindo a fluidez da romaria. Os pontos de extração contarão com ambulância e atendimento médico emergencial.
Na Moto Romaria, marcada para sábado, 11 de outubro, a Polícia Civil e o Detran farão fiscalização dos equipamentos obrigatórios e triagem das motocicletas. O pórtico de segurança estará localizado na Av. Marechal Hermes com Av. Visconde de Souza Franco.
Pontos de observação e bloqueio
Serão instalados 20 pontos de observação ao longo das principais romarias, com atuação de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Mais de 60 pontos de bloqueio serão monitorados nas vias das procissões, com apoio de agentes municipais de Marituba e Ananindeua, além da Seap e demais órgãos estaduais.
Após a Moto Romaria, algumas vias estratégicas serão reabertas para circulação, incluindo Rui Barbosa, Benjamin Constant, Gaspar Viana, Oswaldo Cruz e Gama Abreu.
Integração das forças
A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Seap, Grupamentos Aéreo e Fluvial, Secretaria de Saúde (Sesp) e demais órgãos municipais e federais, garantindo atuação integrada em toda a quadra nazarena.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!