A Assobio (Associação de Sociobioeconomia da Amazônia) lançou oficialmente o selo “Aqui tem Bioeconomia”, que reconhece bares, cafeterias e restaurantes que utilizam ingredientes da sociobioeconomia amazônica em seus cardápios.
A ação reuniu 35 empresários do setor gastronômico, na segunda-feira (4), em Belém, e busca incentivar práticas sustentáveis, valorizando a produção regional.
O evento aconteceu no restaurante Celeste, da chef Esther Weyl, que apresentou pratos com ingredientes nativos.
A programação contou ainda com drinks autorais do bartender Yvens Penna, do Muamba Bar, usando insumos como cupuaçu cristalizado, shoyu amazônico e gin de jambu.

“O setor de alimentação tem um grande potencial de transformação. O selo é um reconhecimento, mas também um compromisso com a floresta e com quem dela vive”, destacou Paulo Reis, presidente da Assobio.
Para conquistar o selo, os estabelecimentos devem utilizar de forma contínua produtos da rede Assobio e atender a três critérios: sustentabilidade ambiental, impacto social positivo e valorização das cadeias produtivas locais.
A coordenadora do projeto, Juliana Carepa, reforça que a iniciativa também prepara Belém para a COP-30, conectando os empreendimentos locais às pautas ambientais globais. “Queremos que a bioeconomia esteja no cardápio da cidade — literalmente.”
Além disso, a Assobip está implementando ações como a Vending Machine da Bioeconomia, com produtos da floresta, e a Vitrine Assobio, espaço itinerante para divulgação de itens como molhos de tucupi, cosméticos naturais e biojoias. E-mail: contato@assobio.org.
(Da Redação do Fato Regional, com informações da Assessoria de Imprensa Assobio).
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