Semana do Clima da Amazônia: Helder defende protagonismo ambiental do Pará como legado à população da Amazônia 

O evento reúne representantes de governos, empresas, sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais para debater soluções aos desafios ambientais, sociais e econômicos da região.
Governador Helder Barbalho defendeu a valorização da ciência, a biodiversidade e geração de empregos verdes. Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará.

Transição justa, valorização dos ativos ambientais e construção de legados permanentes para a população amazônida. Essas foram algumas das ações defendidas pelo governador do Pará, Helder Barbalho, durante a abertura da Semana do Clima da Amazônia,  nesta terça-feira, 15, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém. 

O evento segue até esta sexta-feira (18) em diversos pontos da cidade e reúne representantes de governos, empresas, sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais para debater soluções aos desafios ambientais, sociais e econômicos da região.

Também é um espaço preparatório para a Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém, promovendo articulações e fortalecimento de parcerias.

Evento reúne representantes de governos, empresas, sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais. Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará.

Durante o evento, Helder reforçou que a Semana do Clima tem como intuito valorizar a ciência, a biodiversidade, além de gerar empregos verdes, integrando desenvolvimento e sustentabilidade. “Temos o objetivo de consolidar Belém e a Amazônia como liderança na agenda das mudanças climáticas e nas pautas que envolvem o meio ambiente. Ao sediar a COP 30, desejamos afirmar que a discussão sobre clima deve acontecer aqui, na maior floresta tropical do mundo”, destacou o governador do Pará.

A programação do dia também contou com a participação de autoridades e especialistas, como Ana Toni, diretora-executiva da COP 30, e representantes de organizações nacionais e internacionais envolvidas na agenda climática.

Programação inclui painéis sobre economias primárias, novas economias, estruturas territoriais e turismo de base comunitária. Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará.

Agenda para futuro do clima – Com uma programação diversa, que inclui painéis sobre economias primárias, novas economias, estruturas territoriais e turismo de base comunitária, a 1ª Semana do Clima da Amazônia busca mobilizar diferentes setores em torno de soluções sustentáveis.

O evento pretende ainda atrair investimentos e consolidar políticas públicas que assegurem a conservação da floresta, o bem-estar da população e a presença da Amazônia como protagonista no debate climático global.

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais