Começa, nesta sexta-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito. Vai até o dia 25 de setembro. No Pará, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA) faz a campanha educativa “Perceba o risco. Proteja a vida!”, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os principais fatores de risco de acidentes no trânsito.
A programação do Detran-PA terá abordagem a pedestres e condutores de veículos, nos municípios da Região Metropolitana de Belém, com distribuição de panfletos educativos. Há ainda mesa-redonda e palestras educativas, em formato de lives, além de atividades lúdicas e esportivas.
As ações terão a parceria dos demais órgãos de trânsito, como a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), além do apoio das secretarias de governo e organizações da sociedade civil.
Desde o dia 8 de setembro, como parte da SNT, o Detran-PA coordena o projeto “Educação de Trânsito por Todo o Pará”. Os servidores da Coordenadoria de Educação estão percorrendo as 12 Regiões de Integração do Estado para orientar os moradores sobre a importância da segurança nas estradas do Pará.
Com o projeto, o Detran pretende regionalizar as ações, levando em consideração as especificidades do trânsito em cada município. O projeto também terá ações específicas durante a Semana Nacional nas cidades de Santarém, Soure, Salvaterra, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Brejo Grande do Araguaia.
Em Belém, a programação da Semana Nacional de Trânsito será aberta à população. No sábado, 19, às 17h, os visitantes do Parque Porto Futuro terão a oportunidade de receber orientações sobre segurança no trânsito e participar de atividades culturais de teatro e música.
O diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, explica que o objetivo da programação é intensificar ações de educação no trânsito e chamar a atenção da população de todo o Estado sobre a necessidade de observar as normas de segurança e preservação da vida.
“Este ano, decidimos ir a todas as regiões e nos 64 municípios que já possuem alguma dinâmica de trânsito. Durante a Semana Nacional, teremos três equipes atuando em regiões diferentes, o que é uma felicidade estar em todo o Estado, realizando esse trabalho de conscientização”, afirmou.
(Fonte: Leidemar Oliveira, da Agência Pará. Edição da Redação Fato Regional)