Prefeituras de todo o Brasil podem se ver obrigadas a manter a vacinação contra covid-19 aos finais de semana e feriados. O Senado Federal aprovou um projeto de lei que obriga a imunização sete dias por semana. A mudança se aplicaria não só ao contexto atual da pandemia, mas para qualquer situação de calamidade na saúde pública.
Autor do projeto, o senador Chico Rodrigues (DEM/RR), afirma que pessoas estão se aglomerando em todo o país porque, aos fins de semana e feriados, não está ocorrendo imunização. Logo, pessoas que iriam nesses dias, estão indo em outros dias da semana. Essa mudança também será importante quando o número de vacinas aumentar no Brasil e os públicos-alvos se tornarem mais amplos.
Pela projeto, que agora segue para avaliação da Câmara dos Deputados, a imunização deve ser feita todos dias até que se atinja as metas definidas pelos respectivos planos de imunização, para cada grupo prioritário, em cada fase de vacinação.
A vacinação diária só poderá ser interrompida se não houver doses em estoque. Ou quando for necessário reservar doses para a segunda aplicação nos grupos que já receberam a primeira — o que vale apenas para vacinas que demandam duas doses. Outra possibilidade é a ausência de profissionais de saúde aptos a trabalhar nesses plantões.
(Da Redação Fato Regional, com informações do Senado)
Siga o Fato Regional nas redes sociais!