domingo, 12 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Senado já tem assinaturas suficientes para “CPI da Covid-19” atingindo governos estaduais e prefeituras

O presidente Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru tiveram uma conversa suspeita, que além de caracterizar tentativa de interferência, revela quebra de decoro
O plenário do Senado Federal (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom)

Há possibilidade de haver duas “CPIs da Covid-19” no Senado Federal. É o que aponta a assessoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE). O parlamentar tem liderado a coleta de assinaturas para que a Comissão Parlamentar de Inquérito, proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), não investigue apenas o Governo Federal, na condução da crise gerada pela pandemia, mas se estenda a governos estaduais e prefeituras. O número mínimo de assinaturas já teria sido alcançado. A decisão final é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM- MG).

Pacheco já está consultando a Secretaria-Geral do Senado para saber como proceder neste momento. A abertura da CPI foi por determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O colegiado de ministros deve julgar a decisão de Barroso na quarta (14), mas possivelmente entregando ao Senado a decisão final de operação da CPI. O presidente do Senado tem vários caminhos a trilhar nesta semana.

Pelo regimento do Senado, são necessárias 27 assinaturas para a criação de uma comissão. Já haveria, informa a assessoria de Girão, 34 parlamentares a favor de que a CPI investigasse não só o Governo Federal, mas também os governos estaduais e municipais. O requerimento novo ainda não foi protocolado, até a noite desta segunda. As decisões que agora cabem a Pacheco são: abrir uma nova CPI, só para investigar estados e municípios; ou ampliar a CPI proposta por Randolfe.

Desde o anúncio da CPI, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem expressado raiva e indignação. Parlamentares da base de apoio e demais apoiadores não-políticos têm concordado que não apenas o Governo Federal seja investigado. No fim de semana, o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) ligou para o presidente. O próprio parlamentar divulgou a conversa. Bolsonaro defendeu a ampliação da investigação e disse temer um “relatório sacana” da comissão, caso fosse específica contra o Governo Federal.

“Olha só o que você tem que fazer. Tem que mudar o objetivo da CPI, tem que ser ampla. Daí você vai fazer um excelente trabalho para o Brasil. Se mudar, 10 para você, porque nós não temos nada a esconder”, disse Bolsonaro. Em um novo áudio divulgado por Kajuru nesta segunda (12), em entrevista a José Luiz Datena, na rádio Bandeirantes, o presidente Jair Bolsonaro fala que Randolfe “é um bosta” e que iria “sair na porrada” com o senador do Amapá.


(Da Redação Fato Regional, com informações da Agência Brasil e da rádio Bandeirantes)

Siga o Fato Regional nas redes sociais!