quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Série de documentários ‘Diz Aí Juventudes’ tem pré-estreia na Estação Conhecimento Tucumã

A série de curtas documentários é resultado de processo formativo no Norte e Nordeste do país, fruto de uma parceria entre Vale e Fundação Roberto Marinho, que beneficiou mais de 100 jovens. Além de Tucumã, os filmes retratam os contextos de vida de jovens da Serra Pelada, (PA), São Luís (MA) e Resex do Rio Gregório (AM). A pré-estreia gratuita será nesta quinta-feira (28), às 19h.
Além da exibição do 'Episódio Tucumã', o evento de pré-estreia da série terá a exibição de um outro vídeo com os bastidores da produção (Foto: Divulgação / Vale)

Pela cooperação técnica entre Vale e Fundação Roberto Marinho, o projeto “Diz Aí” terá a pré-estreia da temporada “Juventudes” terá a pré-estreia na Estação Conhecimento Tucumã, no Sul do Pará, nesta quinta-feira (28), às 19h. Trata-se de uma série de documentários curtas-metragens, desenvolvida por mais de 100 jovens de Serra Pelada (PA), Tucumã (PA), São Luís (MA) e Resex do Rio Gregório (AM). A entrada é gratuita.

A série apresenta territórios que integram a iniciativa de enfrentamento à pobreza extrema da Vale. Nesta edição, o processo resultou nos documentários cocriados com os participantes, que mostram as experiências e leituras de mundo das juventudes no contexto urbano, rural e de floresta. Para a pré-estreia na Estação Conhecimento Tucumã, será exibido o episódio produzido no município.

ACESSE AQUI PARA CONHECER OUTRAS TEMPORADAS DA SÉRIE DIZ AÍ

No evento, também será exibido o curta produzido pelos jovens participantes do grupo de mídias digitais da Estação Conhecimento, que mostra os bastidores de criação do espetáculo artístico de final de ano criado pelos educandos da instituição. A Estação Conhecimento Tucumã é uma organização social localizada no Bairro das Flores, que desenvolve atividades esportivas e profissionalizantes, além de atividades de atendimento integral às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

A instituição, mantida pela Fundação Vale, tem atuação baseada no modelo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e na concepção de Educação Integral, oferecendo atividades nas áreas de educação, cultura, saúde, esporte e lazer para as diversas faixas etárias. As famílias assistidas também acessam atendimentos e acompanhamentos psicossocial, médico, odontológico e nutricional.

Gravação da série ‘Diz Aí’, em Tucumã, no Sul do Pará (Foto: Divulgação / Vale)

Série retrata a juventude em diferentes contextos sociais do Pará, Amazonas e Maranhão

Os jovens entre 13 e 29 anos selecionados na chamada pública para inscrições nos territórios de Serra Pelada (PA), Tucumã (PA), São Luís (MA) e Resex do Rio Gregório (AM), participaram de oficinas de formação presencial e online ao longo de seis meses, com profissionais do audiovisual, de mídias digitais e educadores que trabalham as pautas transversais de direitos humanos, equidade de gênero e raça e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

As produções feitas pelos jovens vão ao ar no Canal Futura a partir de 6 de dezembro, às 21h, e estarão também disponíveis gratuitamente no Globoplay. Com quatro episódios originados pelos debates e práticas audiovisuais nos encontros da formação, cada um aborda vivências de uma das regiões citadas, levando o nome da localidade onde foi produzido. A série vai revelar os sonhos, desejos, a relação entre presente, futuro e passado dessas juventudes e seus territórios.

Fruto de uma articulação entre o Futura, Universidades Parceiras e Organizações da Sociedade Civil, o “Diz Aí Juventudes”, é uma formação em mobilização social, que utiliza o audiovisual como dispositivo para a criação de narrativas com as juventudes sobre os seus territórios, promovendo espaços democráticos de diálogos e convivência. Desde 2008, o projeto realiza formações e séries audiovisuais que dialogam com as experiências das múltiplas juventudes no Brasil, com cerca de 450 organizações mobilizadas e 1.400 jovens envolvidos.

Esse projeto é parte da cooperação técnica firmada pela Vale, Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura para ampliar, em todo o país, o alcance das informações e dos conteúdos sobre o enfrentamento à pobreza. Entre os objetivos do projeto estão a formação e mobilização de juventudes, documentação e difusão de conteúdos relacionados à temática e o fomento do debate nacional sobre o enfrentamento à pobreza com a qualificação das informações divulgadas pelos meios de comunicação.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Vale)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!