Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste registra mais de 4,8 mil atendimentos em 1 ano

Entregue em 2 de abril de 2024 pelo governador Helder Barbalho (MDB), o Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso se consolidou como referência na região, totalmente operado pelo SUS.
Em um ano, foram mais de 4,8 mil atendimentos para pacientes oncológicos (Foto: Divulgação / Agência Pará)

O serviço de oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, completa um ano de funcionamento e oferecendo cuidado integral a pacientes com câncer. Entre abril de 2024 e março de 2025, a unidade de saúde do governo do Estado, referência na Região de Integração Carajás, realizou mais de 4,8 mil atendimentos oncológicos.

Entregue em 2 de abril do ano passado pelo governador Helder Barbalho (MDB), o Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará se consolidou como referência na região. Neste mesmo ano, foram 2.917 consultas especializadas nas áreas de oncologia clínica, mastologia, cirurgia oncológica e ginecologia oncológica. A unidade realizou ainda 1.083 sessões de quimioterapia e 808 cirurgias e outros procedimentos cirúrgicos.

O Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é reconhecido por uma abordagem humanizada e qualidade assistencial. É oferecido desde o diagnóstico precoce até tratamentos avançados.

O atendimento no Hospital Regional do Sudeste do Pará é totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Adulto, Pediátrica e Neonatal. Dispõe de consultório, ambulatório especializado em oncologia clínica, sala de quimioterapia com 10 poltronas e 20 leitos para internação.

Pacientes elogiam serviço e equipe técnica relata satisfação

Elizabete Fernandes Pereira, 47 anos, moradora de Eldorado do Carajás, município da região, foi encaminhada ao Hospital para realizar cirurgia oncológica na mama. Emocionada, ela destacou que “esse atendimento próximo de casa transformou a realidade de muitas famílias, proporcionando dignidade, cuidado e qualidade de vida em um momento tão difícil”.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma referência do SUS em atendimentos oncológicos na região de Carajás (Foto: Marcelo Lélis / Agência Pará)

Outra paciente beneficiada é Maria do Carmo Pereira, moradora de Marabá, que está internada na unidade para tratar um câncer de pele, ressaltou a segurança e o conforto proporcionados pelo atendimento especializado próximo de casa. “Antes, tínhamos que nos deslocar para outros estados, enfrentando longas viagens e deixando nossas famílias para trás. Agora, com o serviço aqui no Regional de Marabá, conseguimos focar no tratamento sem perder a conexão com nossa rede de apoio. Isso faz toda a diferença”, afirmou Maria do Carmo.

Alan Ferreira, diretor Assistencial do HRSP, destacou a importância do cuidado integral ao paciente. “Nosso compromisso vai além do tratamento clínico; buscamos acolher o paciente e seus familiares com empatia e respeito, garantindo que se sintam amparados em todas as etapas do tratamento. Essa abordagem humanizada tem sido fundamental para transformar desafios em histórias de esperança e superação na unidade”, ressaltou.

O diretor disse ainda que a equipe assistencial do Serviço de Oncologia trabalha de forma integrada e multiprofissional para oferecer atendimento personalizado, promovendo não apenas a recuperação física, mas também o bem-estar emocional e social dos pacientes.

Mirelly Rosa, enfermeira responsável pelo Serviço de Oncologia, destacou o compromisso da equipe em oferecer cuidados humanizados. “Trabalhar aqui é uma missão. Sabemos que lidamos com pessoas que estão enfrentando um dos momentos mais difíceis de suas vidas. Nosso papel vai além do cuidado médico. É essencial proporcionar conforto, escuta e apoio emocional. Ver os resultados positivos que estamos alcançando e saber que ajudamos a salvar vidas é o que nos motiva todos os dias”, garantiu a profissional.

(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais