segunda-feira, 29 de abril de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Servidores estaduais presos envolvidos com milícias serão tratados com mais rigor

Susipe poderá transferir os presos para outras unidades prisionais a seu critério.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) poderá transferir presos que tenham envolvimento com organização, integração ou custeamento de organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão, com a finalidade de praticar qualquer crime desta natureza, para outras unidades penais.

Anteriormente, esses presos eram custodiados no o Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN) e no Complexo Penitenciário de Santa Izabel (Região Metropolitana de Belém).

A mudança foi feita a partir da Portaria 584/2019, publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (23). O documento altera o Artigo 97 do Regimento Interno da Susipe.

O Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves é uma unidade penal destinada apenas a servidores públicos que cometeram crimes. Atualmente, 164 servidores estão presos na unidade, que tem capacidade para 120.

“A Susipe espera que esta ação iniba a participação de servidores públicos neste tipo de delito e, em consequência, represente maior segurança a toda à população do Estado”, informou a procuradora da Susipe, Marcela Duarte. A mudança atende às demandas por mais segurança diante das ocorrências de execuções e o possível envolvimento de servidores civis e militares em crimes atribuídos a milícias.


No dia 13 de maio, três policiais militares, foram presos acusados de homicídios e tentativa de homicídio, com participação em milícia . Os mandados de prisão foram expedidos para Sargento Arthur Reinaldo Cordeiro dos Santos, Soldado Gelielton Guimarães Dantas e Cabo Rafael Lima do Amaral, e um motorista de coletivo, reconhecido como Hudson.

 

 

Com informações da Agência Pará