A Secretaria Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou mais nove casos da nova variante brasileira do coronavírus SARS-CoV-2, causador da pandemia de covid-19, no Pará. Os casos foram em Santarém, Óbidos e Monte Alegre. O Laboratório Central do Estado do Pará, (Lacen-PA) firmou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para realizar o sequenciamento genético das amostras. Ao todo, o Pará tem 11 casos confirmados da nova variante, que é mais agressiva, mais contagiosa e levou o estado do Amazonas ao caos e colapso na saúde pública.
O diretor geral Lacen-PA, Alberto Jorge Junior, explicou que o laboratório paraense enviou 25 amostras positivas para covid-19 para sequenciamento genético na Fiocruz, pois há suspeitas de serem a variante P1.
Para o secretário de saúde, Rômulo Rodovalho, é importante entender como está acontecendo essa transmissão para o Governo do Pará tomar as medidas necessárias. “Com o monitoramento desses pacientes, poderemos avaliar quais providências devem ser tomadas, sejam elas barreiras sanitárias entre municípios ou medidas restritivas. O grande perigo é que essas pessoas infectadas com essa nova variante, circulem pelo estado, transmitindo a doença”, avalia.
(Da Redação Fato Regional, com informações da Sespa)