domingo, 19 de maio de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Sespa passa a emitir declaração de óbito no local da ocorrência

A medida foi tomada diante do alto fluxo causado pela pandemia de covid-19, que vinha resultando em filas extensas em frente ao prédio do IML
CPC Renato Chaves - Foto: Ag. Pará

Desde o último dia 7, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mudou a estratégia de identificação de mortes por causas naturais, que agora está sendo feita em domicílio. Com isso, pelo menos 40 corpos já foram liberados sob esse novo sistema.

Em média, os procedimentos de identificação, análise e declaração de óbito levam em torno de 40 minutos. A declaração de óbito é emitida pelo médico no local da ocorrência, eliminando assim a necessidade de enviar o corpo ao SVO, que funciona no mesmo prédio do Instituto Médico Legal (IML).

A medida foi tomada diante do alto fluxo causado pela pandemia de covid-19, que vinha resultando em filas extensas de pessoas e de carros funerários em frente ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC). A mudança permitiu não só a redução do número de veículos no local como facilitou o fluxo de outras demandas de identificação e liberação.


Todavia, alerta a Sespa, o acionamento da remoção em domicílio continua seguindo o mesmo trâmite: as famílias que tiverem entes falecidos devem se dirigir à delegacia mais próxima de sua casa para fazer o boletim de ocorrência e, assim, a autoridade policial acionará o SVO.

 

Com informações da Agência Pará