quinta-feira, 19 de setembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Setor Novo Horizonte, em Ourilândia, está há quase uma semana sem energia elétrica; instabilidades ocorrem há 20 dias

A situação beira o absurdo, com a quantidade de prejuízos acumulados por estabelecimentos comerciais e transtornos de moradores do setor ao longo de quase um mês. Um dos transformadores já havia sido trocado na semana passada e voltou a dar problema no final de semana, deixando os clientes da Equatorial também em um apagão de providências.
À noite, o cenário do setor Novo Horizonte, em Ourilândia do Norte, tem sido de escuridão (Foto: Oseias Camargo / Acervo Pessoal cedido ao Fato Regional)

Há quase uma semana, moradores e comerciantes do setor Novo Horizonte, em Ourilândia do Norte, estão sem energia. As instabilidades começaram há 20 dias, porém, na semana passada, os transformadores tiveram uma pane definitiva, deixando o bairro no escuro. Houve a troca dos aparelhos, entre quinta (5) e sexta-feira (6), mas a solução mal chegou ao final de semana. Neste domingo (8), a energia se foi de novo e nesta segunda, ainda não retornou.

O empresário Oseias Camargo observa que estabelecimentos comerciais e consumidores residenciais do setor Novo Horizonte estão num apagão também de respostas da Equatorial Pará. Os transtornos e prejuízos apenas se acumulam, não bastasse que a situação já era considerada insustentável no bairro, devido às constantes instabilidades, até a pane final nos transformadores.

Veja imagens dos transtornos da falta de energia no setor Novo Horizonte, no Instagram do Fato Regional:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fato Regional (@fatoregional)

Pelo artigo 176, da resolução 410/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após casos de interrupção da energia elétrica, as empresas prestadoras de serviço têm prazo de 24 horas para dar solução na área urbana. Na área rural, o prazo limite é de 48 horas. O descumprimento desses prazos, no entendimento de tribunais estaduais de Justiça, pode gerar indenizações a consumidores prejudicados por danos morais.

Historicamente, Ourilândia do Norte — e outros municípios da região Sul do Pará — sofre com panes em transformadores, sobretudo em setores mais populosos. E as soluções, quase sempre, demoram mais que o normal porque peças de reposição e aparelhos novos vêm de outros municípios, como Redenção e até mesmo Marabá. O deputado Torrinho (MDB) vem há alguns meses questionando, formalmente, o serviço da Equatorial na região.

Os transformadores que haviam queimado no setor já eram novos e mesmo assim também deram problema (Foto: Oseias Camargo / Acervo Pessoal cedido ao Fato Regional)

O que diz a Equatorial Pará sobre os problemas dos moradores do setor Novo Horizonte

Por nota ao Fato Regional, a Equatorial Pará diz que “…equipes técnicas já trabalham, com todos os esforços, para normalizar o fornecimento de energia elétrica no bairro Novo Horizonte, em Ourilândia do Norte. A situação ocorreu devido a um problema técnico em um transformador que atende a região. A previsão é que o serviço de manutenção seja concluído até às 21h de hoje”.

“A Distribuidora lamenta os transtornos e reforça a importância de registrar a ocorrência de falta de energia pelos canais oficiais da empresa que funcionam 24h por dia pelo 0800 091 0196, no aplicativo da Equatorial Energia ou pela assistente virtual Clara no WhastApp (91) 3217-8200”, conclui a Equatorial.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!