quarta-feira, 9 de outubro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Silvio Santos, o Homem do Baú e fundador do SBT, morre aos 93 anos; trajetória foi de camelô a megaempresário

Silvio Santos enfrentava um quadro agravado de H1N1 e estava internado, há cerca de 1 mês, em um hospital particular na capital de São Paulo. O comunicador e megaempresário, que começou a carreira como camelô e radialista, deixa um legado para a TV brasileira e um imenso capital com várias empresas, de diferentes segmentos, para os filhos que irão dar continuidade aos sonhos do Homem do Baú.
Silvio Santos, o nome artístico de Senor Abravanel, morreu aos 93 anos em SDão Paulo, neste sábado, 17 de agosto de 2024 (Foto: Divulgação / SBT)

O Brasil sabia que este dia chegaria, mas ninguém estava realmente preparado. Senor Abravanel, o Silvio Santos, morreu neste sábado (17), aos 93 anos. Ele estava internado há cerca de um mês, enfrentando um quadro agravado de H1N1, num hospital particular, na capital de São Paulo. A informação foi confirmada pelos setores de comunicação do SBT, o Sistema Brasileiro de Televisão, um dos sonhos do megaempresário que revolucionou a a TV brasileira.

Silvio Santos teve uma vida cercada de superações, sonhos, polêmicas e sucessos. Mas nada se compara ao SBT, que era a realização do sonho de um garoto que, durante a adolescência, encontrou uma vaga para trabalhar na Rádio Guanabara, no Rio de Janeiro, após um curto período trabalhando como camelô, vendendo capinhas para títulos de eleitor durante as eleições em 1946. Curiosamente, morreu no início de mais uma campanha eleitoral no Brasil.

Silvio Santos começou a carreira de comunicador ainda na adolescência, ao trabalhar na rádio Guanabara, e se tornou dono de uma megacorporação de comunicação e diversos outros negócios (Foto: Divulgação / SBT)

Mesmo com meses de discussões internas, o próprio SBT não estava realmente preparado para o fim da era de seu fundador. Enquanto veículos de comunicação por todo o Brasil trabalhavam em conteúdos para recontar e homenagear Silvio Santos, o SBT exibia o Sábado Animado. Silvio certamente não iria querer que um assunto triste como a morte dele atrapalhasse os desenhos animados das crianças, algo que ele defendia ferrenhamente.

Nas redes sociais, diz-se que, curiosamente, ele jamais iria querer morrer num domingo. O domingo era sagrado para ele. Era o dia em que falava com milhões de pessoas através do SBT. Era o dia do descanso e diversão das famílias brasileiras. Mas será num domingo que a história dele deverá vai ocupar um espaço nobre da programação jornalística de uma das maiores concorrentes históricas: a Globo.

O programa Silvio Santos foi um marco da TV brasileira na construção do formato de programas de auditório em todo o Brasil (Foto: Divulgação / SBT)

Serão várias histórias, mitos, coincidências, lendas e verdades que virão à tona após a partida de uma pessoa tão icônica na história da comunicação do Brasil. Ainda mais uma pessoa que teve 93 anos para acumular fatos diversos de vida, sendo que alguns vão virar filme. Ainda que sob diversas críticas do material que vem sendo apresentado em trailers e prévias, o filme “Silvio”, com Rodrigo Faro interpretando O Homem do Baú, estreia em setembro deste ano.

Veja o trailer e tire as próprias conclusões:

Há muito o que se falar, lembrar, contar e refletir sobre o que vem com a morte de Silvio Santos. Por enquanto, a trajetória dele é o suficiente. O Fato Regional preparou uma linha do tempo para você, leitor que é fã do Silvio Santos ou apenas curioso por história, conferir sobre o que fez Silvio Santos ser o mito e ícone que é — independente de quaisquer polêmicas — até deixar o palco da vida para espetáculo de despedida.

Uma das poucas homenagens em vida a Silvio Santos ocorreu no carnaval de 2001, quando a escola de samba Tradição fez do Homem do Baú o tema do samba enredo (Foto: Divulgação / SBT)
  • 12 de dezembro de 1930: nasce, no Rio de Janeiro, Senor Abravanel, que viria a ser conhecido como Silvio Santos, o Homem do Baú e fundador do SBT
  • 1944: Silvio Santos arranja o primeiro emprego informal, aos 14 anos, como vendedor de capinhas para títulos de eleitor. Ele tomou a decisão após ver um camelô fazendo isso durante as eleições.
  • 1946-1949: a voz e carisma como vendedor nas ruas o fez ser projetado como uma voz talentosa para o rádio. Trabalhou na rádio Guanabara até ter sido convocado pelo Exército, ao completar 18 anos.
  • 1950-1951: Aos 20 anos, Silvio se forma como técnico em Contabilidade. Vários pequenos empreendimentos em revistas, eventos e promoções moldaram a mente criativa que seria aplicada na TV. Ele volta às rádios, mas dessa vez na Rádio Nacional de São Paulo.
  • 1958: Silvio e o radialista Manoel da Nóbrega criam a primeira versão do Baú da Felicidade, um carnê que os clientes pagavam, em uma loja de brinquedos, para receber um “baú” de mercadorias na época do Natal.
  • 1961: Silvio estreia o primeiro programa de TV, o “Vamos brincar de forca”. O carisma dele o rendeu cada vez mais tempo de tela e a atração se tornou posteriormente o primeiro “Programa Silvio Santos”.
  • 1962: Com propagandas no “Programa Silvio Santos”, o Baú da Felicidade era instituído e Silvio Santos assumiu controle total da empresa de brinquedos. Era a primeira empresa do “Grupo Silvio Santos” e o estabelecimento de um dos primeiros e mais famosos sistemas de crediário.
  • 1965-1975: O Baú da Felicidade deixou de vender apenas brinquedos e começou a entregar diversos outros produtos, como casas, carros, eletrodomésticos e um amplo mix de coisas. Pelo menos 10 empresas subsidiárias foram estabelecidas para suprir as novas necessidades de produtos e serviços que formaram a holding Silvio Santos S/A. Uma delas era a Baú Financeira.
  • 1975: Silvio participa da concorrência pública para adquirir a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro. O canal, sob a gestão do homem que sonhava em ter o próprio canal na TV, começava a operar com o nome de TVS e teve um investimento inicial de US$ 10 milhões.
  • 1975-1991: Em meio às crises econômicas históricas do Brasil, a Baú Financeira deu lugar ao Banco PanAmericano. Outras divisões do Grupo Silvio Santos, reforçando os serviços financeiros, deu início a um novo negócio, que foi a Liderança Capitalização e a icônica TeleSena.
  • 1981-1989: Silvio conseguiu comprar mais quatro canais de TV e então criou o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. Ele se arriscou a lançar-se candidato ao anunciar na TV, mas a legislação eleitoral proíbe donos de concessões de TV de participarem e esse passo foi frustrado.
  • 2000 a 2007: Novos negócios eram incorporados aio grupo, como a Jequiti Cosmésticos e o hotel Softel Jequitimar Guarujá.
  • 2001: Silvio Santos foi homenageado pela escola de samba Tradição. Foi neste ano que ele e a família foram vítimas de um sequestro, tendo como principais alvos ele e a filha Patrícia Abravanel. O caso será tema do filme que deve estrear em setembro de 2024, no qual o apresentador Rodrigo Faro vai interpretar Silvio.
  • 2010: o rombo de R$ 4,3 bilhões do banco PanAmericano é descoberto. Várias empresas foram empenhadas para pagar a dívida.
  • 17 de agosto de 2024: Silvio Santos deixa o palco da vida para ocupar, para sempre, um dos lugares mais prestigiados da Calçada da Fama do Brasil. Ele estava há cerca de 1 mês internado após um quadro agravado de H1N1

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp