Sine Pará amplia acesso ao emprego em mais de 50 unidades, incluindo o sul do estado

Serviço do Governo do Pará facilita a inserção e a recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho, com atendimento em Estações Cidadania e Usinas da Paz.
Trabalhadores podem se cadastrar gratuitamente no Sine Pará para concorrer a vagas de emprego em diferentes setores da economia. (Foto: Rodrigo Pinheiro / Agência Pará / Imagem Ilustrativa)

Um dos principais serviços do Governo do Pará voltados à geração de emprego e renda, o Sine Pará oferece cadastro gratuito para trabalhadores que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

Atualmente, mais de 50 postos de atendimento estão em funcionamento em todo o Estado, especialmente nas Estações Cidadania e nas Usinas da Paz.

Ao longo do ano, o Sine Pará tem promovido diversas ações, como feirões de emprego e políticas de intermediação de mão de obra, que contribuíram para resultados expressivos no cenário econômico estadual.

Segundo o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocêncio Gasparim, as iniciativas ajudaram o Pará a registrar quase 50 mil novas carteiras assinadas em 2025.

“Essa política, desenvolvida pelo Governo do Estado, com atração de investimentos, execução de obras para a COP30, incentivos fiscais e qualificação profissional, fortalece a economia familiar. O emprego com carteira assinada garante renda, direitos trabalhistas e acesso a políticas sociais”, destacou o secretário.

O Sine Pará também reforçou, neste ano, o acolhimento a públicos específicos, como pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+.

O autônomo Ewerton Menezes, que é pessoa com deficiência, ressalta a importância da iniciativa. “Muitas vezes não sabemos onde encontrar vagas destinadas às cotas. Ter esse apoio faz toda a diferença na busca por oportunidades”, afirmou.

Entre os serviços ofertados pelo Sine estão o cadastro do trabalhador, encaminhamento ao seguro-desemprego, emissão de cartas de encaminhamento para entrevistas, consulta de vagas, palestras sobre currículo e empregabilidade, suporte a processos seletivos, orientação profissional, encaminhamento para cursos de qualificação, Central de Trabalhadores Autônomos, auditórios para seleções de empresas e emissão de documentos.

Segundo o coordenador de Intermediação de Mão de Obra, Rolando Noronha, para acessar os serviços é necessário comparecer a uma unidade do Sine e realizar o cadastro com informações sobre o perfil profissional. A partir disso, o trabalhador passa a concorrer às vagas disponíveis no sistema.

“O setor de Serviços liderou a geração de empregos em 2025, seguido pelo Comércio e pela Construção Civil. O Pará se consolidou como o maior empregador da Região Norte, com saldo superior a 10 mil postos de trabalho. Esse resultado reflete uma gestão pública eficiente, inclusiva e alinhada às demandas do mercado”, ressaltou Noronha.

Para realizar o cadastro, é necessário apresentar os documentos originais: Carteira de Trabalho Digital, documento de identidade, CPF, comprovante de residência, títulos de qualificação e comprovante de experiência profissional.

O atendimento é destinado a trabalhadores a partir dos 18 anos. Jovens entre 14 e 24 anos também podem participar do programa Primeiro Ofício, voltado à inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Serviço

Os endereços das unidades do Sine Pará e as vagas disponíveis podem ser consultados diretamente nos postos de atendimento do Estado.


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Agência Pará).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!


 

Leia mais