sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Sinjor-PA inicia pesquisa sobre extensão da Covid-19 entre os jornalistas

O formulário pode ser respondido até o dia 15 de fevereiro pelo computador, smartphone ou tablet.
Vito Gemaque, presidente do Sinjor PA: A iniciativa ajudará a fortalecer a luta para incluir os jornalistas no plano de vacinação”. Foto: Tarso Sarraf.

O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-Pa) preocupado com o adoecimento da categoria durante a pandemia do novo coronavírus realiza a pesquisa Jornalistas do Pará e a Covid-19, até o dia 15 de fevereiro. O formulário pode ser respondido pela internet pelo computador, smartphone ou tablet com o link: (https://forms.gle/WcocVHG2x2r9T8SN6).

“Essa é a primeira pesquisa de vários que pretendemos realizar com os jornalistas no Estado do Pará. Entender como a pandemia atingiu os jornalistas é fundamental para termos uma base de quantos jornalistas adoeceram, se tiveram sequelas, se foram assistidos pelos seus empregadores”, destaca o presidente do Sinjor-PA, Vito Gemaque.

A pesquisa pretende coletar dados sobre a extensão da Covid-19, mercado de trabalho e a relação entre contaminação, internação e óbitos entre jornalistas. Ao responder as questões, os jornalistas consentem que a entidade utilize as informações para elaboração de uma base de dados para divulgação quantitativa e qualitativa dos resultados gerais. As respostas da categoria servirão para subsidiar o debate com poder público e empregadores, além de sensibilizar a sociedade para a atuação jornalística na linha de frente da pandemia.

O Sinjor-PA pretende sensibilizar com essa pesquisa os órgãos do poder público para incluir os jornalistas, que trabalham na linha de frente da notícia, entre os grupos prioritários dos planos de vacinação. O sindicato protocolou ofícios há uma semana solicitações para a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), ao Governador do Estado, Helder Barbalho, e a vários prefeitos dos municípios paraenses, como Edmilson Rodrigues em Belém, para incluir a categoria na fase 4 da vacinação, mesma etapa que contempla trabalhadores de outros setores como da educação. Com o apoio de vários jornalistas foram entregues documentos também às prefeituras de Santarém, Novo Repartimento, Parauapebas, Bragança e Juruti.


“Esses dados serão muito importantes para constatar que os jornalistas, indispensáveis para a sociedade ter notícias corretas e apuradas, foram também vítimas da Covid-19. Teremos dados concretos para algo que já sentimos diretamente nos locais de trabalho com vários relatos de colegas adoecendo, ficando com sequelas e morrendo. Isso tudo ajudará a fortalecer a luta para incluir os jornalistas no plano de vacinação”, explica Gemaque.

 

(Com informações do Sinjor PA)