O deputado federal Rodrigo Maia (DEM) presidente da Câmara dos Deputados, culpou o Governo Federal pelo fechamento das instalações da Ford no Brasil. Nesta segunda-feira (11), a montadora de automóveis anunciou o encerramento das atividades de três fábricas: Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Pelo menos 5 mil empregos serão afetados com a restruturação da marca, que envolve Brasil e Argentina. A Ford foi a primeira montadora do país e a quinta em vendas em 2020.
Nas justificativas da empresa para o fechamento da fábricas, estão, principalmente, questões econômicas mundiais e locais. Em nível internacional, a pandemia de covid-19 gerou muitas perdas financeiras e fábricas ficaram ociosas. Em nível nacional, há problemas com a desvalorização do real frente ao dólar e perdas acumuladas desde a crise econômica de 2013. A reestruturação, assegura a Ford, é global. Grande parte dos veículos comercializados no Brasil passará a ser importada.
“O fechamento da Ford é uma demonstração da falta de credibilidade do governo brasileiro, de regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional. O sistema que temos se tornou um manicômio nos últimos anos, que tem impacto direto na produtividade das empresas. Espero que essa decisão da Ford alerte o Governo e o parlamento para que possamos avançar na modernização do Estado e na garantia da segurança jurídica para o capital privado no Brasil”, declarou Rodrigo Maia.
(Da Redação Fato Regional)