Sistema de pagamento de boletos via Pix já está disponível em todo o Brasil

Além da novidade, que permite a compensação de pagamentos e comprovação de forma imediata, o Banco Central está na fase de implantação do boleto dinâmico, que permitirá a troca de titularidade dos pagamentos em casos de transferência.
Com a novidade, os boletos poderão ser pagos rapidamente e com compensação e comprovação imediatas (Foto: Bruno Peres / Agência Brasil)

Boletos agora poderão ser pagos via Pix, com leitura de QR Code, em todo o Brasil. A medida do Banco Central entrou em vigor nesta segunda-feira (3), permitindo a compensação e comprovação de pagamentos de forma muito rápida do que pela leitura de código de barras. O formato antigo continua válido.

O Banco Central também anunciou em dezembro uma outra medida, que depende de instrução normativa e deve ser trabalhada nos próximos meses: a troca de titularidade de boletos (cobrança dinâmica ou boleto dinâmico). Isso permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida precisa ser paga por outra pessoa.

Para o BC, a criação do boleto dinâmico representa avanço e modernização do sistema financeiro, dando mais segurança na negociação de títulos essenciais para empresas, especialmente as de pequeno e médio porte. A mudança dá mais segurança tanto para quem precisa pagar quanto quem precisa receber.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão suporte digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais