Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir do Sisu 2026, os candidatos poderão utilizar os resultados das edições do Enem 2023, 2024 e 2025 para concorrer às vagas em instituições públicas de ensino superior.
A seleção será baseada na nota que resultar na melhor média ponderada, considerando a opção de curso, desde que o participante não tenha sido treineiro.
A mudança está prevista no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 20 de outubro, referente à adesão das instituições de educação superior públicas e gratuitas ao processo seletivo do Sisu 2026. A íntegra do edital pode ser consultada na página oficial do Sisu no Portal de Acesso Único.
Ofertas de vagas
Cada instituição interessada em participar deverá garantir mínimo de duas vagas por curso e turno, sendo que, independentemente de cálculos de reserva de vagas ou políticas de ações afirmativas, será assegurada pelo menos uma vaga de ampla concorrência.
Período e regras de adesão
O prazo para adesão das instituições será de 27 de outubro a 28 de novembro, e todos os procedimentos deverão ser feitos exclusivamente pelo Sisu Gestão.
Para assinar o termo de adesão, a instituição precisa ter encerrado a ocupação de vagas referentes à última edição do Sisu em que participou.
Durante o período de adesão, as instituições poderão reabrir e alterar o termo de adesão, sendo consideradas as informações mais recentes assinadas pelo representante legal no Sisu Gestão para fins de participação no processo seletivo de 2026.

(Da Redação do Fato Regional, com informações da Secom/Governo Federal).
Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!










