A socialite uruguaia Carmela Hontou, de 57 anos, vem sendo acusada de infectar pelo menos 44 pessoas com o novo coronavírus. Ao todo, o Uruguai conta com 55 casos da covid-19 até o momento.
Carmela, que também é decoradora, adoeceu após ir duas vezes à Europa, para Itália e Espanha, os países mais afetados do continente. Na segunda viagem, a socialite estaria sentindo-se mal quando voltou à Montevidéu e, no mesmo dia do retorno, esteve em um casamento com 500 convidados.
“Perguntei se havia alguma medida no aeroporto porque chegava da Europa e me disseram que não. Nesse mesmo dia, almocei com minha mãe de 84 anos e de noite fui ao casamento”, disse ela ao jornal uruguaio El Observador.
Segundo o veículo, dos 55 casos confirmados no país, 44 foram contaminados a partir da cerimônia em que Carmela esteve, apontam fontes do Ministério da Saúde Pública do país. Deste total, nem todos compareceram à festa, mas teriam sido infectados pelo o que os uruguaios vêm chamando de “vetor Carmela”. Quando ela chegou no Uruguai, nenhum caso havia sido confirmado ainda.
Em entrevista ao site Infobae, a decoradora disse que não pensou em faltar o casamento, já que o noivo era alguém que a socialite considerava “como um filho”.
Após o casamento, ela foi até uma unidade de saúde depois de passar mal e, uma semana depois, recebeu o diagnóstico positivo para a doença. Um dos filhos da socialite também foi infectado.
Fonte: O Liberal