segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

STF forma maioria e mantém Alexandre de Moraes como relator do inquérito da Tentativa de Golpe

Os ministros julgam um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aponta Moraes como uma parte interessada do processo. Nas investigações da PF, o suposto plano de golpe de estado envolvia o assassinato de Moraes, do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
O ministro Alexandre de Moraes, por maioria de votos, seguirá como relator do inquérito da tentativa de golpe que tinha como uma das etapas o assassinato dele (Foto: Bruno Peres / Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e manteve Alexandre de Moraes no inquérito da tentativa de golpe. A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi quem moveu um recurso contra o ministro, com a tese de que ele não poderia ser o relator do caso, pois seria “parte” ou alguém “diretamente interessado”. As investigações da Polícia Federal mostraram que uma das etapas do plano golpista era matar Moraes, Lula e Alckmin.

O recurso tinha como relator o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. O julgamento no plenário virtual começou nesta sexta e segue até 13 de dezembro. Já nas primeiras horas de votação, no plenário virtual, os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli seguiram o voto de Barroso e rejeitaram o recurso de Bolsonaro.

Em novembro, Bolsonaro e mais 36 pessoas ligadas a ele foram indiciados pela Polícia Federal pela tentativa de golpe. Pelas investigações, Bolsonaro teria envolvimento no plano que visava mantê-lo no poder após o resultado das Eleições 2022. O inquérito de mais de 880 páginas foi enviado à Procuradoria-Geral da República e o PGR Paulo Gonet é quem vai decidir se oferece ou não denúncia contra o ex-presidente e demais investigados.

(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)


LEIA MAIS, NO FATO REGIONAL:

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!