domingo, 8 de dezembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Taxa de ocupação de leitos de UTI no Pará está quase esgotada, diz Sespa

Segundo secretaria, 98,26% das vagas para tratamento de pacientes com covid-19 está ocupada

A taxa de ocupação dos 308 leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 ou com suspeita da doença está em 98,26% no Pará, conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“A rede estadual do SUS conta atualmente com 308 leitos de UTI Adulto só para atendimento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. O Governo vem trabalhando para adquirir novos respiradores e ampliar o número de leitos de UTI, principalmente, nos quatro hospitais de campanha instalados em Belém, Marabá, Santarém e Breves. Nesta sexta-feira(15), a taxa de ocupação dos 308 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença está em 98,26%”, disse a secretaria em nota.

Os 400 novos leitos que seriam viabilizados com aquisição de igual quantidade de respiradores da China ainda não se concretizou. A primeira etapa de remessa dos equipamentos, em 152 exemplares, chegou a Belém no começo deste mês, mas os aparelhos apresentaram problemas técnicos de instalação, sem poderem, portanto, ser utilizados para atendimento de pacientes no estado.


A aquisição e a falta de funcionamento dos respiradores são alvo de negociação entre o Governo Estadual e fornecedores dos produtos, bem como o caso é investigado em inquérito. No cenário da pandemia, o Governo do Estado já recebeu 100 respiradores do Ministério da Saúde e os distribuiu para hospitais de atendimento a enfermos de covid-19.

Até esta sexta-feira (15), o Estado já registrou 12.626 casos confirmados, 1.175 óbitos e 250 casos estão em análise.

 

 

Fonte: O Liberal