sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

FALE COM FATO REGIONAL

Envie Notícias, Fotos e Sugestões

Tempo de Lula no horário eleitoral gratuito será maior que de Bolsonaro; entenda

Conforme os critérios de distribuição que foram estabelecidos pela lei eleitoral, os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) ficarão com os maiores tempos de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão neste primeiro turno das eleições deste ano.

Os programas serão veiculados em dois blocos diários de 12 minutos e 30 segundos. Destes, 10% são divididos de forma igualitária entre os partidos que possuem candidatos ao Planalto. Os outros 90% restantes serão distribuídos conforme o tamanho da bancada da legenda do candidato.

De acordo com os critérios adotados, a divisão do tempo considera o tamanho das bancadas eleitas pelas siglas na Câmara dos Deputados no ano de 2018. Com relação as coligações, será somado os tamanhos dos seis maiores partidos ou as federações que fazem parte da aliança.

Um levantamento feito pelo site G1, utilizou o número de deputados feito pela Corte Eleitoral durante a distribuição do fundo público de financiamento de campanha, que aconteceu no mes de julho.

Com a coligação “Brasil da Esperança”, o ex-presidente Lula reuniu ao todos nove partidos – as federações Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e PSOL-Rede, PSB, Solidariedade, Avante e Agir – e devido a isso, o petista deverá ter um tempo maior de propaganda eleitoral gratuita, somando em cada bloco de propaganda, 3 minutos e 28 segundos.


Já o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, que busca a reeleição, conta com apoio de três partidos na coligação “Pelo bem do Brasil”: PL, PP e Republicanos. Diante disso, Bolsonaro terá cerca de 2 minutos e 36 segundos à disposição.

Juntos, Lula e Bolsonaro concentram quase 49% do tempo disponível em cada bloco.

Com informações do G1