TJPA reforça segurança digital: autenticação em duplo fator passa a ser obrigatória no PJe a partir desta segunda (3)

Medida busca proteger usuários contra golpes virtuais e garantir maior confiabilidade no acesso ao sistema judicial eletrônico.
Segurança reforçada: a partir de 3 de novembro, o acesso ao PJe do TJPA exigirá autenticação em dois fatores, prevenindo golpes virtuais. (Imagem/Divulgação)

A partir desta segunda-feira (3), o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) torna obrigatória a autenticação em duplo fator (MFA – Multi-Factor Authentication) para o acesso ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).

A iniciativa faz parte das ações de fortalecimento da segurança digital e visa proteger as credenciais utilizadas por profissionais que atuam no sistema de Justiça paraense.

O novo mecanismo de autenticação adiciona uma camada extra de proteção, reduzindo o risco de fraudes e acessos indevidos às contas dos usuários (as).

A medida é uma resposta direta ao aumento de ocorrências do golpe conhecido como “falso advogado”, no qual criminosos se passam por profissionais habilitados para obter informações sigilosas ou enganar partes e servidores(as).

Com o MFA, além da senha habitual, será necessário confirmar a identidade por meio de um segundo fator de verificação — como um código enviado por aplicativo autenticador (ex.: Microsoft Authenticator).

O Guia Prático de Configuração do MFA está disponível no portal do TJPA, com instruções detalhadas sobre o procedimento.

Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), a implementação segue diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as melhores práticas internacionais de cibersegurança.

“Nosso objetivo é assegurar que o PJe permaneça um ambiente confiável e protegido para magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados”, afirmou Diego Leitão, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJPA.

As principais vantagens da autenticação em duplo fator são: maior proteção de dados pessoais e processuais; prevenção de acessos indevidos e fraudes digitais; mais confiança e transparência nas interações eletrônicas com o Judiciário; e Conformidade com as políticas nacionais de segurança da informação do Poder Judiciário.

Outras informações e orientações sobre o uso do novo recurso estão disponíveis na página do PJe no portal do TJPA.

Canais de atendimento para dúvidas:

Telefone: (91) 3289-7100
Central de Serviços
WhatsApp: (91) 3205-3888.

 


(Da Redação do Fato Regional, com informações da Coordenadoria de Imprensa – TJPA).

 

Siga o Fato Regional no Facebook, no Instagram e no nosso canal no WhatsApp!

Leia mais